
INDAIATUBA E REGIÃO ENFRENTA A PIOR ESTIAGEM DOS ÚLTIMOS 100 ANOS COM ALTA AMEAÇA DE INCÊNDIOS
julho 23, 2021
EMPRESÁRIO VAI CUSTEAR REFORMA DA ESTÁTUA DE BORBA GATO, VANDALIZADA, EM SÃO PAULO
julho 27, 2021Parece que os políticos funcionam melhor na base da legítima pressão popular. Por isso, todas as manifestações de rua e nas redes sociais precisam focar na Reforma Política. No dia 1º de agosto, essa será a “mãe” de todas as demais reformas estruturantes, inclusive a do Voto Impresso Auditavel, motivo pelo qual o povo deve lotar as ruas em todos os Estados.
O voto Auditavel deve melhorar a qualidade política, e nesse ponto, é preciso acelerar o debate público para a elaboração de um projeto estratégico de nação e para a formulação de uma nova Constituição, enxuta, lógica, fácil de ser entendida e cumprida, sem depender, o tempo todo, de interpretações supremas. Só assim o Brasil tem chance de evoluir, crescer e se desenvolver em bases civilizadas e seguras.
A manifestação do 1º de agosto será em defesa desse princípio e da transparência e segurança eleitoral. Afinal, uma parcela expressiva da população defende a aprovação do voto impresso pela urna eletrônica para “auditoria” do resultado final. Mesmo assim, o ideal e correto, mas dependeria de ir além do texto da PEC 135, seria que o novo modelo previsse a recontagem pública, filmada, de 100% dos votos. Dessa forma, se os dados do Boletim de Urna coincidir com a conferência física, a eleição será declarada limpa e pura, sem necessidade de judicialização.
Com as negociações dos cargos em trânsito, mesmo com o veto de Bolsonaro ao Fundão Eleitoral, o Voto Impresso Auditavel tem tudo para ser aprovado, porque conta com o apoio do eleitorado e, acima de tudo, porque o presidente Jair Bolsonaro pode usar sua “confirmação matrimonial” com o Centrão, cobrando que a Proposta de Emenda Constitucional seja referendada no parlamento. O Poder Supremo joga tudo a favor da continuidade do trâmite sigiloso eleitoral. STF e TSE não querem mudanças.
Contudo, à medida que Bolsonaro negocia com o Centrão, as coisas tendem a mudar. Não se trata apenas de “toma lá dá cá”, até porque os novos postulantes a cargos ministeriais estarão debaixo dos olhos de vários assessores militares com poderes de inspeção, representando os olhos do gabinete, o que deve manter a corrupção, pelo menos sob controle.
*JPN
Imagem: Google
ES – 26/07/2021