OPINIÃO: REFORMA POLÍTICA É PRIORIDADE NO BRASIL
julho 26, 2021OPINIÃO: LIDERADOS POR CANALHA
julho 27, 2021Valor da doação não foi revelado, já que a Prefeitura ainda aguarda um laudo do Departamento do Patrimônio Histórico sobre o material.
De acordo com o prefeito da capital, Ricardo Nunes, um empresário vai arcar com os custos da restauração da estátua de Borba Gato, na Zona Sul da Cidade. O monumento, uma homenagem ao bandeirante, foi incendiado no último sábado por manifestantes. Eles desceram de um caminhão, espalharam pneus pela via e nos arredores da estátua e atearam fogo no local; onde também estenderam uma faixa que dizia “Revolução periférica – a favela vai descer e não vai ser carnaval”.
Durante coletiva de imprensa, Ricardo Nunes lamentou o episódio. “Classificamos como lamentável, um ato de vandalismo. Não é fazendo atos de vandalismo que você vai poder discutir questões, mesmo que seja alguma dívida do passado. É preciso ter bastante tranquilidade, respeitar a democracia, tolerância”, disse.
No último domingo, a Polícia Civil localizou o caminhão utilizado pelo grupo na ação e prendeu o motorista que agora está em liberdade provisória. Essa não é a primeira vez que a estátua de Borba Gato é alvo de manifestações: em 2016, foi atacada com um banho de tinta. Na época, a mesma intervenção foi feita no Monumento às Bandeiras. Ataques a figuras históricas ligadas à escravidão têm acontecido em vários países.
OPINIÃO: Ou seja, a selvageria ignorante com o patrimônio público não é exclusividade do Brasil… Manuel de Borba Gato foi um desbravador do interior do País (1649-1718). Foi responsável pelo enfrentamento com povos indígenas durante a interiorização do território, é acusado de escravocrata, mas sua estátua representa o marco de início da construção de São Paulo, em Santo Amaro, junto ao Monumento às Bandeiras, situado no bairro do Ibirapuera, na Capital. Ambos são alvos de manifestantes que confundem arte e história com posicionamento político.
*JPN
ES – 27/07/2021