OPINIÃO: AÍ VEM O NOVO PREFEITO DE SÃO PAULO – RICARDO SALLES
junho 15, 2023“SOMOS DO BEM” É A NOVA MARCA DA APAE INDAIATUBA
junho 15, 2023Sinto-me honrada com as pessoas que me seguem e valorizam meu trabalho, confiam nas minhas falas e concordam ou tem prazer em argumentar minhas opiniões. Assim como meus antigos leitores, todos sabem que nunca tive formação jornalística acadêmica apesar dos quase 25 anos de profissão em jornais e revistas de Indaiatuba e Região.
Da mesma forma, todos sabem que não sou indaiatubana raiz, embora em 25 de agosto de 2020 eu tenha recebido, pelas mãos do então vereador, Edvaldo Bertipaglia, o Título de Cidadã Indaiatubana, oficializado por unanimidade pela Câmara Municipal.
Contudo, a minha observação sobre as opiniões políticas dos indaiatubanos ou moradores da cidade tem me intrigado por demais. Nos últimos dias, quando corre nas redes sociais a notícia de que Lula e o PT querem uma concessão de canais de TV, ver esses eleitores indaiatubanos criticando o presidente e esse partido de acéfalos, dizendo que estes querem monopolizar a imprensa para levar ao público só o que lhes convém, é de fato ver “o rabo abanando o gato” e “o poste mijando no cachorro”.
Desde 2018, Indaiatuba não tem uma imprensa independente. Nesse caso, equivale dizer que INDEPENDENTE significa não depender apenas de verbas públicas. A administração pública de Indaiatuba, ou seja, a Prefeitura, ela deixou de reverter verbas para imprensa há muito tempo para criar uma imprensa própria em parceria com duas ou três mídias, digamos: “Consorciadas”.
O que faliu jornais, revistas e programas de TV em Indaiatuba também fez os melhores jornalistas que a cidade já teve, simpatizasse com eles ou não, perderem seus empregos ou serem absorvidos como assessores de imprensa da rede pública de comunicação. Traduzindo: Perderam a liberdade de fazer um jornalismo investigativo e questionador, perderam seu lugar de fala. Hoje, eles usam óculos cor de rosa para descrever e convencer leitores e seguidores de que Indaiatuba é um “paraíso iluminista”, como um quadro pintado com os pés.
Assim, como não há profissionais independentes que contestem notícias em Indaiatuba, o povo só sabe o que a Prefeitura, Secretarias, Câmara e Superintendências querem que saibam.
Agora eu pergunto: Qual a diferença entre a necessidade de regulamentação da informação que Lula e o PT propõem, do que as autoridades de Indaiatuba já praticam há cinco anos? Pois é… Nem tudo o que reluz é ouro, e nem tudo que parece é. Sugiro que os indaiatubanos que questionam os ditadores vermelhos revejam seus conceitos. fica@dica
ES – 15/06/2023
2 Comments
Opinião repleta de fato e realidade.
Ahhh Vida de gado, povo alienado, povo feliz.
Pena que não deve mudar tão cedo, né Isabel?