COMEÇA A TEMPORADA BRASILEIRA DE CRUZEIROS
novembro 9, 2023FAMOSA PELAS PROMOÇÕES ATRAENTES, A BLACK FRIDAY É SUCESSO NO MUNDO TODO NO MÊS DE NOVEMBRO.
novembro 14, 2023Registros históricos dão conta de que as primeiras vinhas foram cultivadas na Idade das Pedras, lá por volta de 8.000 (a.C), especificamente na Geórgia, região do Cáucaso. Nessa época, os humanos passaram de nômades para se tornarem sedentários, o que teria influenciado na prática de outras atividades, como domesticação de animais e o cultivo de alimentos. Mas, a teoria mais antiga é a dos gregos, eles ainda acreditam que a bebida seja um presente dos deuses.
A garrafa de vinho mais antiga do mundo foi encontrada perto da cidade de Speyer, na Alemanha. Ela data antes de 325 (d.C) e está em exibição no museu histórico da cidade. A adega mais antiga conhecida foi encontrada no Titanic. Quando os mergulhadores desceram até os destroços, surpreendentemente, a maioria das garrafas ainda estava intacta.
Muitos compostos orgânicos estão no vinho. Isso é considerado mais complexo do que o soro do sangue. Para obter a mesma quantidade de antioxidantes que se encontra no vinho, é necessário beber 20 copos de suco de maçã ou sete copos de suco de laranja. Só a título de curiosidade, Hipócrates (c.460 – c. 370 a.C), também conhecido como o ‘pai da medicina’, usava vinho em muitos de seus remédios registrados.
Mitos ou verdades, o vinho tinto é a bebida que concentra as menores contraindicações à saúde. A ele são cientificamente atribuídos os benefícios de reduzir as chances de se ter um derrame em comparação com os que não bebem; e para homens e mulheres que bebem moderadamente, diminui também 30% a chance de desenvolver diabetes tipo 2. Isso porque o vinho não possui gordura, portanto, não produz excesso de açúcares e colesterol. Ou seja, desde que não se tome uma garrafa por dia, o vinho é um bom companheiro de um apreciador.
Na combinação gastronômica, os alimentos mais ricos e pesados combinam com os vinhos mais ricos e pesados. Normalmente, o vinho tinto é servido com carnes vermelhas, enquanto os alimentos mais leves combinam com os tintos mais leves. Vinho branco é servido com frango e peixe. E para acompanhar a sobremesa, vinhos mais doces ou Porto. Os bruts ou frisantes têm a preferência da casualidade.
Atualmente, a Itália é a maior produtora de vinho do mundo, seguida da China e da Califórnia – Estados Unidos. França e Espanha ocupam o quarto lugar.
ALGUMAS CURIOSIDADES SOBRE O VINHO
Por que a garrafa deve ficar deitada? Se a garrafa estiver em pé, a rolha pode secar e minguar, possivelmente caindo no vinho.
O brinde começou na Roma antiga quando os romanos sustentaram a tradição grega de jogar um pedaço de pão torrado na taça para suavizar sabores desagradáveis da fermentação primitiva. O ato de chacoalhar a taça era para garantir a mistura. Era também quando o anfitrião entornava o primeiro gole para deixar claro aos convidados que o vinho não estava envenenado. Hoje, a tradição segue ainda com o ato de balançar a taça para liberar os aromas mais poderosos. A maioria dos conhecedores não enche o copo mais de um terço, permitindo que os aromas se acumulem e não sejam derramados.
Hoje, as mulheres são grandes apreciadoras de vinho, mas na Roma antiga, se um marido encontrasse a esposa bebendo vinho, ele tinha permissão de mata-la.
Benjamin Franklin – diplomata, escritor, jornalista, filósofo e cientista norte-americano, certa vez comentou: “O vinho torna o dia a dia mais fácil, menos apressado, com menos tensão e mais tolerância.”… Ele sabia das coisas…
*Imagem Google
ES – 10/11/2023