A FACULDADE PÚBLICA DE INDAIATUBA, A FATEC, ESTÁ COM INSCRIÇÕES ABERTAS PARA O VESTIBULAR
novembro 8, 2023O QUE UM BOM APRECIADOR DEVE SABER SOBRE VINHOS? (Katana Vinhos)
novembro 10, 2023Com quase sete meses de duração (de outubro de 2023 a maio de 2024), a temporada regular de cruzeiros 2023/2024 na América do Sul deve ser a maior dos últimos anos, com oito navios que partirão dos portos de Itajaí (SC), Maceió (AL), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA), Santos (SP) e também do Porto de Paranaguá (PR), o estreante desta temporada. Ao todo, as embarcações vão percorrer 203 roteiros com 728 escalas.
OS NAVIOS
A temporada de verão vai contar com cinco navios da MSC Cruzeiros que vão ter embarque no Brasil, sendo quatro que já vieram para o País antes (MSC Seaview, MSC Preziosa, MSC Armonia e MSC Lirica) e um estreante: o MSC Grandiosa.
Já a Costa Cruzeiros vem com três navios para temporada Sul-Americana: Costa Fascinosa, Costa Favolosa e o inédito Costa Diadema.
POR QUE ESCOLHER FAZER UM CRUZEIRO?
O primeiro motivo é que pode ser uma viagem muito econômica, principalmente se ela for feita em família. Os cruzeiros oferecem uma infinidade de roteiros e atrações para entreter todo tipo de viajante. Do explorador, que não perde uma excursão em terra, até o mais tranquilo, que apenas quer relaxar nas banheiras de hidromassagem do convés.
Além dos roteiros pela costa brasileira, considere, também, fazer um cruzeiro de travessia da Europa ou Estados Unidos para o Brasil ou vice-versa. Comprando com antecedência, a tarifa pode ficar mais barata que uma passagem aérea para visitar outro continente, com a vantagem de fazer várias paradas no caminho e desfrutar de todo conforto de um bom hotel flutuante.
Uma viagem e muitos destinos
Organizar o deslocamento e a troca de hotéis entre os destinos de uma viagem de férias pode ser uma tarefa árdua. Desde escolher os horários, as melhores tarifas, pesquisar se o hotel fica bem localizado, seguro, com fácil acesso às atrações turísticas. Quando se trata de uma região maior, com diversos países (ou, ainda mais complexo, diversas ilhas), é preciso também se preocupar com maior tempo em aeroportos ou a demorada passagem pelos setores de imigração. Todas essas dificuldades ganham conforto, tranquilidade e agilidade em um cruzeiro. A única preocupação é estar atento aos horários de embarque e desembarque nos portos, para não ficar para trás. Detalhe: O navio não espera ninguém.
Diversão para toda a família
Um dos motivos para fazer um cruzeiro é que, de 0 a 100 anos, é um tipo de viagem que possui opções divertidas para toda a família. Desde berçário e brinquedoteca para os bebês; passando por recreação monitorada para crianças e adolescentes; festas, academia e workshop para adultos, e até a tranquilidade de uma caminhada direcionada ou hidroginástica para idosos, o navio é um espaço democrático. São aulas de idiomas, como fazer coquetéis e workshop de gastronomia, com a diversão dos espetáculos teatrais, campeonatos, festas, jogos, cinema e clube de leitura – a programação oferece mais atividades do que se consegue acompanhar.
Um navio tem tudo o que você precisa
Cruzeiros são como grandes cidades flutuantes que oferecem tudo o que o turista precisar enquanto embarcado – a tripulação é treinada para que o passageiro não sinta falta de nada. O lema é: Relaxe, você está em boas mãos.
Lojas, restaurantes, bares, cinema, teatro, cassino, piscinas, academia, galeria de arte, baladas, salão de jogos, parque indoor mini golf, lavanderia e até um pequeno hospital fazem parte da imensa lista de lugares que se pode encontrar em um navio, sem contar as galerias com lojas renomadas. Além disso, as cabines exclusivas são confortáveis, independente da classe que se escolha navegar. Atualmente, muitos navios já oferecem programa de streaming (pago à parte) nas cabines, onde se pode escolher entre um extenso catálogo de filmes para assistir com conforto e privacidade. Internet é outra tecnologia que já está presente em todos os navios – alguns, inclusive, já incluem o serviço na sua tarifa de cruzeiro, garantindo que não se perca o contato com a terra firme.
Um cruzeiro é ótimo para fazer amigos
Se houver o receio de fazer um cruzeiro sozinha(o) ou na companhia de um grupo que não é da sua faixa etária ou não tem os mesmos gostos de viagem, o navio é um excelente lugar para socializar e conhecer pessoas dos mais diferentes lugares do mundo. Aliás, é bastante comum encontrar viajantes solos em navios – e há até companhias de olho nesse público, oferecendo tarifas diferenciadas para cabines com apenas um hóspede. Alguns cruzeiros também preveem atividades como encontros de pessoas que viajam sozinhas, estimulando a interação entre elas.
Nesse contexto, há também uma categoria chamada de Cruzeiro Temático, que reúne pessoas com interesses comuns. Só para dançar, festivais de música, shows especiais, só solteiros, só para apreciadores de vinho… As viagens temáticas podem ser uma excelente oportunidade para ampliar seu círculo de amizade.
Uma viagem romântica
Mesmo com uma infinidade de atividades para todos os tipos de viajantes, um cruzeiro pode ser um programa muito romântico para casais, com atividades especiais. Não é à toa que muitos escolhem uma viagem de cruzeiro para fazer uma proposta de casamento ou curtir a lua de mel. É possível, inclusive, casar a bordo.
O navio ideal para você
Além das opções a bordo que são muitas e diversificadas, há embarcações que são verdadeiros parques de diversões, com muitas atrações e uma dinâmica bastante intensa. Já outros são menores e mais intimistas, garantindo tranquilidade para viajantes mais sossegados e roteiros peculiares.
Os grandes transatlânticos são ideais para aquele viajante expansivo, que gosta de fazer amigos e diversificar suas atividades nos dias de viagem. Já os navios de expedição serão especiais para os viajantes mais aventureiros, que querem explorar destinos remotos em grandes salas de observação e atividades diferentes durante as paradas – que pode ser um passeio de caiaque ou um sobrevoo de helicóptero.
Para viajantes que querem conhecer lugares menores e de mais difícil acesso, a melhor opção pode ser um cruzeiro fluvial com navios menores e que alcancem portos e canais que grandes embarcações não têm acesso. Para quem busca requinte e luxo, considere as opções dos cruzeiros em iates, com a exclusividade e toda a mordomia que você desejar.
É ou não é uma excelente opção de férias?
O mais indicado é buscar roteiros marítimos em agências físicas e confiáveis. Agentes treinados devem conhecer a indicação nos detalhes. E não fique com medo de estar em alto mar, a maioria das pessoas até esquece que está em um cruzeiro. Boa viagem.
*Imagens Google
ES – 09/11/2023