INDAIATUBA REGISTRA 13.145 PESSOAS PORTADORAS DE DEFICIÊNCIA
janeiro 22, 2024ACIDENTES DE TRÂNSITO MATAM MAIS EM 2023 E INDAIATUBA NÃO FICA ATRÁS
janeiro 23, 2024A FIEC divulgou o calendário das campanhas de Doação de Sangue de 2024, que são realizadas em Indaiatuba em parceria com a Unicamp.
As coletas serão realizadas sempre no último sábado de cada mês – exceto em dezembro -, na Avenida Engenheiro Fábio Roberto Barnabé, 3.405, no Jardim Regina. (Confira o calendário na imagem).
A FIEC realiza a distribuição de senhas on-line, limitadas, mediante prévio cadastro, e a primeira campanha do ano acontece neste sábado, dia 27/01. Contudo, os doadores que se mobilizam para a campanha têm enfrentado dificuldades para contribuir.
No perfil da Prefeitura de Indaiatuba, no Facebook, há cidadãos que reclamam do limite de senhas, o que inviabiliza a doação voluntária. E sugerem ainda que a parceria – FIEC e Prefeitura – aumente os dias de doação e o número de senhas, além de democratizar a informação de campanha em outros veículos fora das redes sociais, mais acessíveis, portanto, aos que não dominam as ferramentas virtuais.
SOBRE A DOAÇÃO
Por enquanto, os interessados em ser doadores devem retirar a senha on-line, que estará disponível no link https://www.doacaosangue.fiecdev.com.br/, a partir das 9h desta quinta-feira, dia 25/01.
Os requisitos obrigatórios são a apresentação de um documento oficial com foto, ter entre 16 e 69 anos e pesar mais de 50 quilos. No caso dos menores de 18 anos, é preciso ter o consentimento formal dos responsáveis.
Não é necessário estar em jejum. O candidato deve apenas evitar ingerir alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a doação.
Há também alguns critérios que determinam se um candidato é elegível para se tornar um doador. Os voluntários serão avaliados por especialistas do hemocentro. Algumas restrições para ser um doador incluem: Pessoas que apresentaram sintomas semelhantes ao da gripe, infecções e resfriados nos últimos 14 dias; pacientes com sífilis, malária, doença de Chagas ou alcoolismo crônico; ter sido exposto em situações de risco relacionadas a doenças sexualmente transmissíveis; e ter realizado exame de endoscopia há menos de seis meses, são fatores que impedem a doação de sangue.
Além disso, o ato da doação fica impedido para pessoas que tenham se vacinado contra qualquer doença há menos de dois dias (48h após cada dose). Há vacinas que podem restringir a doação em até quatro semanas. Neste caso, deverá ser apresentado o comprovante de vacinação. Para mais informações sobre a Campanha de Doação de Sangue, entre no site da Fiec, www.fiec.com.br ou em contato pelo telefone (19) 3801-8688.
DEPOIMENTOS DE DOADORES DE INDAIATUBA
“Sou doadora, mas confesso que é muito difícil conseguir senha para doação aqui em Indaiatuba, em questão de minutos se esgota. Já reclamei direto com os responsáveis e eles disseram que iam ver, mas pelo jeito não resolveram. Já vi também pessoas no dia da doação querendo doar, mas não conseguem por não ter a senha. Reclamam tanto por falta de sangue, mas vejo que aqui em Indaiatuba não é por falta de doador, mas sim por esgotar o limite de pessoas e muitos querem doar, mas não sabem lidar com Internet. Deveria ter mais dias para a doação e dar facilidades para aqueles que infelizmente não dominam o computador.”. Sueli Martins
“E aí Prefeitura de Indaiatuba, temos público, estrutura e boa vontade, quando vamos dobrar o número de coletas por campanha? As senhas abrem na quinta às 9h, ao meio dia já se esgotaram, não tem como ampliar?”. André Galvão
*AIPMI – Informações de campanha
ES – 23/01/2024