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janeiro 31, 2024Paulo Guimarães, CEO do Observatório Nacional de Segurança Viária, afirma que o número de colisões e atropelamentos aumentou não só na capital paulista, mas em todo o Estado.
O número de mortes no trânsito da cidade de São Paulo é o maior em oito anos, apontam dados do INFOSIGA – sistema de monitoramento de acidentes do governo estadual. Ao todo, 987 pessoas morreram nas ruas e avenidas da capital paulista em 2023.
Estima-se que a cidade tenha terminado o ano com cerca de 40 mil acidentes de trânsito já que os dados até agosto de 2023 já apontavam 32.430 acidentes de trânsito catalogados no sistema INFOSIGA. Trata-se do maior número já registrado para o período desde 2019.
A informação é referente aos dados cruzados entre a CET – Companhia de Engenharia de Tráfego, a INFOSIGA, o SUS – Sistema Único de Saúde, e da Polícia Civil, para produzir seus relatórios anuais sobre acidentes de trânsito. Ainda assim, o dado acende um alerta preocupante para a cidade que possui a maior frota de veículos em toda a América Latina.
Paulo Guimarães, CEO do Observatório Nacional de Segurança Viária, afirma que o número de colisões e atropelamentos aumentou não só na capital paulista, mas em todo o Estado. Segundo levantamento do Observatório, também com base nos dados do INFOSIGA, junho foi o mês com maior número de ocorrências em toda a série histórica, com mais de 18.000 acidentes.
INDAIATUBA NÃO FICA ATRÁS
Segundo reportagem da Rádio Jornal, em Indaiatuba 28 pessoas morreram em acidente de trânsito durante o ano de 2023. Deste total, 15 foram vítimas de acidente de moto. Já oito pessoas morreram em acidentes com automóveis, quatro pedestres foram vítimas do trânsito e um cidadão morreu andando de bicicleta. As vítimas são 23 homens e cinco mulheres.
Segundo os dados apurados, 10 pessoas faleceram no local, outros 16 morreram no hospital e dois casos não há registro no sistema de onde ocorreu o óbito.
OS MOTIVOS SÃO SEMPRE OS MESMOS
Falta de sinalização ou sinalização mal feita, recapeamento danificado, vias mal planejadas, além de claro, os excessos dos motoristas em álcool, drogas e má condução de seus veículos. Desta vez, 2023 apontou também um novo dado: Segundo o Observatório Nacional de Segurança Viária, a pandemia de COVID-19 deixou muitos estressados demais ou depressivos que tomaram a direção sem a devida conscientização, aumentando os fatores de risco no trânsito.
No caso de Indaiatuba, ainda é bom lembrar que, só na Rodovia SP 75, os acidentes se multiplicam e a única medida tomada todo ano pela concessionária e que não falha é o aumento do pedágio.
*Informações O GLOBO – Rádio Jornal Indaiatuba – INFOSIGA- Observatório
ES – 23/01/2023