PL DA SAIDINHA – OS PRESOS CONTAM COM O VETO DO “COMPANHEIRO” LULA
fevereiro 20, 2024VIRANDO A MESA E A CAMA DE CABEÇA PARA BAIXO COM A HOT FLOWERS
fevereiro 21, 2024Aproveite para aprender mais sobre a bebida que caiu no gosto dos habituados a tomar cerveja.
De acordo com dados do Ibravin – Instituto Brasileiro do Vinho, 70% da produção mundial de uvas é destinada à produção de vinhos. No Brasil, a produção é de um milhão de toneladas de uva, da qual 45% é destinada para fazer bebidas que vão dos sucos aos vinhos. Já nos países europeus, a porcentagem é ainda maior: 85% da produção é destinada à elaboração da bebida alcoólica.
Comparados aos americanos e europeus, na média, os brasileiros ainda bebem pouco vinho, apenas 03 litros por apreciador por mês, o que torna o mercado de vinhos por aqui muito promissor.
Ser convidado para tomar um bom vinho é, sem dúvida, um evento sempre especial… Algumas dicas para não cometer nenhuma gafe…
- NÃO ENCHA A TAÇA
Nem ao beber uma cerveja, se enche o copo até à borda, sempre deixamos um espaço para espuma. Certo? Para degustar corretamente o vinho, é preciso girar o copo, permitindo que o líquido libere os aromas. Então, o ideal é encher até 1/4 da taça de vinho, para poder apreciá-lo melhor. Não tenha pressa. Aprecie e tire de uma taça de vinho toda riqueza de sabores e sensações que ela oferece.
- NÃO SEGURE A TAÇA DE VINHO PELO BOJO
A haste de uma taça de vinho já sinaliza que ela tem uma utilidade e que é nela que se deve segurar. A forma correta de segurar o recipiente é pela haste e não pelo bojo. Com isso, o calor do corpo não é transmitido para bebida e não se altera rapidamente a temperatura e nem o sabor do vinho.
- NÃO PRESENTEIE PELO RÓTULO
Um convidado especial deve levar uma garrafa de vinho. Não compre vinho por causa de um rótulo ou garrafa bonita. De nada adianta uma etiqueta moderna e atraente se o líquido de dentro não for realmente bom. Procure os especializados – distribuidores/lojas. A indicação de um vinho poderá ser adequada ao seu próprio gosto ou à pessoa que se vai presentear.
- NÃO FIQUE REFÉM DE UM SÓ RÓTULO
Estima-se que só no Brasil haja mais de 50 mil rótulos de vinho. Uma infinidade de uvas, tipos de envelhecimentos e de diferentes terroir’s para experimentar. Não se atenha ao tinto. Branco e rosè podem ser boas opções, principalmente se o anfitrião for mulher. Permita-se experimentar e surpreender.
- VINHO É MAIS QUE PREÇO E PONTUAÇÃO
Uma das coisas que impedem a popularização do vinho é a sua elitização. Isso, porque ainda tem um público que acha que preço alto é sinônimo de qualidade. O que é um grande engano. Comprar rótulo só pela pontuação que ele recebeu ou pelo seu preço de prateleira impede que se descubra o que de fato agrada o paladar. Peça ajuda ao especialista.
@Katanavinhos
Whatsaap (19) 9 8741 0770
ES – 20/02/2024