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Se você já ouviu essa pergunta, saiba que igual a você, há 07 bilhões de seres humanos no mundo entre 06 milhões de espécies vivas, portanto, a resposta é: NÃO, não sei e nem posso saber, até porque eu não o (a) conheço.
Ninguém é obrigado a conhecer ninguém, e no caso de uma portaria, mesmo que o porteiro conheça os moradores e, principalmente visitantes, eles são obrigados a se identificar, mesmo que seja o Papa ou Lady Gaga.
Respeitar o próximo e ter uma boa educação é uma das principais condições para se viver em coletividade. Seguir regras e tratar com cordialidade pessoas que prestam serviços é gesto básico de boa educação, ainda mais dentro de um condomínio em que prestadores de serviços são obrigados a trabalhar, muitas vezes, driblando a passagem dos moradores para não criar dificuldades e interdições.
Você já deu bom dia ao porteiro? Pediu licença ao jardineiro? Indicou o número certo do apartamento para o eletricista? Fez a gentileza de segurar a porta do elevador para a pessoa da limpeza? Ou é do tipo que trata os outros como se não os enxergasse? Se a arrogância é sua principal característica, saiba que certas regras de cortesias e educação podem resultar em boas trocas com as pessoas que prestam serviços.
Infelizmente, algumas vezes, os funcionários que trabalham no condomínio são vitimas da arrogância e desrespeito de moradores ou até de visitantes. Os porteiros e o encarregado da limpeza são os que mais sofrem mesmo zelando pela qualidade de vida e a segurança das pessoas. Gerenciar o lugar em que muitos moram também é uma tarefa bem difícil para o síndico, que merece respeito e compreensão.
Está claro que administrar divergências e conflitos não é tarefa fácil, mas administrar um arrogante, preconceituoso e “causador” é de fato uma arte em paciência que poucos dominam, embora eu mesma já tenha visto alguns saírem no braço e acabarem por perder a razão.
Contudo, os visitantes são os piores. Por motivos banais, como por exemplo, quando da identificação na portaria, alguns moradores demoram em atender o interfone, e com isso, é claro, por medida de segurança, os visitantes têm que permanecer do lado de fora do condomínio. Sem compreender tal situação e sem o mínimo de educação, esse tipo de visitante maltrata os porteiros que estão cumprindo sua função – que é preservar a segurança e controlar a entrada de pessoas.
Assim, orientar seus filhos e suas visitas é essencial, afinal, os maiores beneficiários são os moradores.
ES – 13/10/2021