MANIFESTAÇÕES LEMBRAM OS BRASILEIROS QUE CHINESES NÃO NOS REPRESENTAM
setembro 6, 2021POSIÇÃO DE LIRA SOBRE 07 DE SETEMBRO APONTA QUE IMPEACHMENT DE BOLSONARO NÃO SE SUSTENTA NO CONGRESSO
setembro 8, 2021- OPINIÃO: Não sei quanto éramos hoje na Paulista, só sei que éramos milhares, talvez milhões. E o que isso significa? Que com a demonstração de apoio a Liberdade, a Constituição e a defesa dos Direitos Individuais num grito uníssono, os manifestantes avisaram: “BOLSONARO, EU AUTORIZO!”. E o que isso quer dizer?
Que a partir de amanhã, algumas coisas podem ganhar corpo no governo. A convocação de um Conselho da República para discutir ações como tirar ministros do STF é um deles.
E o que é Conselho? É um colegiado criado pela Constituição de 1988 que tem por objetivo opinar sobre diversas temas, entre eles uma intervenção federal, estados de sítio e de defesa, e ainda sobre questões relevantes para a estabilidade das instituições democráticas.
O conselho é composto por 15 membros e presidido pelo Presidente da República. Além do chefe do Executivo, integram o colegiado o vice-presidente da República; os presidentes da Câmara dos Deputados e do Senado; os líderes da maioria e da minoria de ambas as Casas legislativas; o ministro da Justiça e seis cidadãos brasileiros com mais de 35 anos, tendo mandatos de 3 anos.
Lançando mão de uma Intervenção Federal, além de destituir todos os ministros do STF, Bolsonaro também pode escolher novos, tornando quase impossível algum tipo de negociação com o Senado. Tudo isso com apoio dos militares e claro, do povo.
Sem contar que, a partir de amanhã pode ocorrer uma outra situação bem complicada para a atual economia do Brasil pós pandemia: A greve dos caminhoneiros. Ela poderá provocar desabastecimento e alimentar a inflação, mas exigirá uma pauta: A GREVE, que oferece algumas horas para que, por exemplo: Alexandre de Moraes deixe a cadeira de ministro, o que também pouparia os demais magistrados.
Por outro lado, o movimento de hoje em todo Brasil pode ter sido apenas um grande recado para as instituições, o que para o povo que foi às ruas, demonstraria certa fraqueza de Bolsonaro. Mas, no mesmo momento desestabilizaria o cenário para investidores internacionais.
ENTRE A CRUZ E A ESPADA SEGUE O PRESIDENTE, CERTO DE QUE sem uma opção de terceira via, contra Lula, a eleição estaria no papo.
Vamos aguardar…
ES – 07/09/2021