MISS INDAIATUBA 2023 ACONTECE NESTE DOMINGO CELEBRANDO A REPRESENTATIVIDADE FEMININA
outubro 19, 2023KATANA VINHOS SE DESTACA EM INDAIATUBA GERANDO GRANDES PARCERIAS
outubro 20, 2023Nem todo condomínio leva a sério, mas é preciso manutenção periódica para manter flores e plantas alegrando os espaços comuns. E ele pode ser grande e cheio ou delicado e pequeno, com apenas alguns arranjos e vasos. Seja como for, boa parte dos condomínios possui um jardim, área que costuma trazer mais vida e alegria para quem mora ou trabalha no empreendimento e valorização para os imóveis. Porém, nem todos se lembram de que é preciso cuidar para manter.
Primeiramente é preciso levar em conta que a falta de cuidados pode comprometer o solo e acabar com o calçamento e a paisagem. É necessário ter cuidados especiais que começam a partir da escolha das espécies, principalmente com relação ao porte e às raízes, muitas vezes os espaços são pequenos e a impermeabilização pode sofrer danos. A incidência de luz solar também é importante para o desenvolvimento das espécies. Feito isso, torna-se mais fácil e simples a manutenção.
Contar com a ajuda de empresas especializadas e oferecer cursos de paisagismo e jardinagem aos funcionários são boas maneiras de deixar o jardim do condomínio sempre perfeito.
Para não perder o investimento
Em muitos condomínios a manutenção é terceirizada, ficando por conta da empresa de paisagismo ou do jardineiro contratado para implantação e manutenção da área, sendo essa uma opção que demanda menos trabalho do zelador, ainda que tenha um custo maior, o que nem todo condomínio quer ou pode pagar.
Só uma dica
De nada adianta investir 10 – 20 ou 30 mil reais num projeto paisagístico e depois economizar R$ 500,00 mensais na manutenção, entregando os cuidados do jardim a funcionários despreparados para a tarefa. Assim, uma opção utilizada para cortar custos e manter a manutenção sempre em dia é a capacitação de zeladores ou responsáveis pela área externa para que eles possam cuidar do jardim com propriedade e conhecimento.
Cuidados essenciais
- Para manter os jardins do condomínio sempre saudáveis, a escolha das plantas, flores e árvores é muito importante, afinal cada espécie se dá melhor em determinado solo, espaço e incidência de luz solar.
- É melhor optar por qualidade no lugar de quantidade, especialmente se o espaço destinado ao jardim for pequeno.
- Em condomínios em que não há um espaço propriamente destinado ao plantio de espécies, vale usar plantas e flores dentro de vasos e espalhá-los pelas áreas comuns, lembrando que também precisarão de cuidados.
Se todos estão de acordo que o jardim é parte importante para o bem estar dos moradores e a valorização do condomínio, nada mais justo do que cuidar bem dele. Água todos os inícios de manha ou fins de tarde e a poda programada também devem fazer parte dessa rotina de cuidados.
ESPAÇO EXCELLENCE – Rua Gastão Vidigal, 259 – Vila Vitória – Indaiatuba/SP (19) 9 9323 8778 / 9 8190 9000
*Imagem Google
ES – 19/10/2023