PREFEITURA DE INDAIATUBA DIVULGA OS HORÁRIOS DE FUNCIONAMENTO DOS COMÉRCIOS LOCAIS EM DEZEMBRO
novembro 17, 2022OS HOMENS ANDAM COM CIÚME DOS VIBRADORES
novembro 17, 2022ORQUESTRA SINFÔNICA DE INDAIATUBA ENCERRA TEMPORADA COM OBRA DE TCHAIKOVSKY NO DIA 19 DE NOVEMBRO
No dia 19 de novembro, a Orquestra Sinfônica de Indaiatuba realizará o último concerto oficial da temporada 2022, com a direção e regência é de Paulo de Paula. A apresentação acontecerá na Sala Acrisio Camargo, no Ciaei (Centro Integrado de Apoio à Educação de Indaiatuba) às 20h, com entrada gratuita. Os interessados devem chegar com antecedência, pois a liberação dos lugares será por ordem de chegada. Na ocasião, estarão presentes mais de 50 músicos para executar a Sinfonia nº 5 de Tchaikovsky e a abertura da ópera La Forza del Destino de Verdi. O evento conta com o apoio da Prefeitura de Indaiatuba, por meio da Secretaria Municipal de Cultura.
As composições selecionadas para o repertório deste concerto são do mesmo período artístico, o romantismo. Além de partilharem lugares próximos na história da música, ambas as peças se inspiram na ideia da existência do destino, sem deixar de trazer, elementos característicos de seus compositores.
A Sinfonia nº 5, do russo Piotr Ilitch Tchaikovsky, é apresentada como um monumento, preenchendo o teatro com uma sonoridade de intensa perspectiva emocional, que deixa refletida a vivência do compositor. Enquanto compunha, Tchaikovsky transparecia, em cartas enviadas aos amigos, uma postura de resignação perante o destino e os desígnios da providência. Na época, o artista também era atormentado por uma série de dúvidas, inclusive sobre si mesmo, e emoções profundas.
Todo esse cenário permeia cada movimento da Sinfonia: Andante (Allegro con anima); Andante cantabile con alcuna licenza; Valse (Allegro moderato); e Finale (Andante maestoso – Allegro vivace). “A Sinfonia começa de forma sombria, caminhando aos poucos para regiões mais claras e otimistas. Muitos críticos vêem a obra como uma espécie de ‘tema do destino’ (similar ao que ocorre na Quinta Sinfonia de Beethoven), já que Tchaikovsky a direciona, gradualmente, do pessimismo para um final apoteótico e grandioso”, comenta o maestro Paulo de Paula.
Mas antes do compositor russo, a Sinfônica apresenta a abertura da ópera La Forza del Destino, do italiano Giuseppe Verdi. Como uma síntese de toda a obra, o trecho escolhido trata da impotência humana ante seu destino infalível. Essa ópera estreou em São Petersburgo (Rússia), em 1862, a mesma cidade onde a Sinfonia de Tchaikovsky foi apresentada pela primeira vez, quase três décadas depois.
O concerto é realizado pela AMOJI (Associação Mantenedora da Orquestra Jovem de Indaiatuba) e Prefeitura de Indaiatuba, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e do ProAC (Programa de Ação Cultural de São Paulo), e tem patrocínio de Tuberfil, Miba e Plastek. A Sala Acrísio de Camargo fica no Ciaei (Centro Integrado de Apoio à Educação de Indaiatuba), na avenida Engenheiro Fábio Roberto Barnabé, 3665 — Jardim Regina, Indaiatuba (SP).
Sobre a Amoji
A Amoji (Associação Mantenedora da Orquestra Jovem de Indaiatuba) é responsável pela manutenção da Orquestra Sinfônica de Indaiatuba, que vem se destacando por sua intensa atuação na divulgação e popularização da música orquestral. Realizando, anualmente, mais de uma dezena de concertos gratuitos, com participação de músicos do município de Indaiatuba (SP) e solistas de renome. Promove o Encontro Musical de Indaiatuba (Emin), que reúne uma série de concertos com grupos artísticos da Região Metropolitana de Campinas (RMC), além de masterclasses abertos para estudantes de música de todo o país.
A Associação também é responsável por gerir e administrar a Escola de Música da Orquestra Sinfônica de Indaiatuba (EMOSI), além da Orquestra Jovem de Indaiatuba (OJI). Ambas viabilizam a muitos jovens instrumentistas da cidade e região oportunidade de desenvolvimento técnico e artístico, por meio de aulas individuais de instrumento, além de participarem dos ensaios e apresentações da Orquestra Jovem.
Serviço
Tchaikovsky e Verdi – Orquestra Sinfônica de Indaiatuba
Data: 19/11
Horário: 20h
Entrada gratuita (ordem de chegada).
Local: Sala Acrísio de Camargo – Ciaei (Centro Integrado de Apoio à Educação de Indaiatuba)
Avenida Engenheiro Fábio Roberto Barnabé, 3665, Jardim Regina, Indaiatuba.
*Samanta Di Martino
ES – 17/11/2022