OPINIÃO: O QUE O ELEITOR DE INDAIATUBA PRECISA SABER SOBRE AS ELEIÇÕES 2024 PARA PREFEITO E VEREADORES?
julho 19, 2024ANUÁRIO DE SEGURANÇA APONTA QUE ESTADOS GOVERNADOS PELA DIREITA TÊM MENORES TAXAS DE VIOLÊNCIA
julho 23, 2024OPINIÃO: MUDANÇA DE FOCO DAS PESQUISAS MOSTRA UM ELEITOR MAIS CONSCIENTE SOBRE A BAGUNÇA DO PAÍS
Pesquisas divulgadas até a última sexta-feira, 19, apontam o novo cenário em São Paulo para eleição de prefeito. O eleitor sabe mais em quem não votaria do que para quem confiaria seu voto. E nesse contexto, 31,5% dos eleitores não votariam no candidato Boulos do PT. Esse cenário pode modificar a eleição em todas as cidades do Estado.
O Instituto Paraná Pesquisas, que ouviu 1.500 pessoas de 24 a 28 de maio e cuja pesquisa tem margem de erro de 2,6 pontos percentuais, indica que 31,5% dos paulistanos não votariam em Boulos de jeito nenhum. Na sequência aparecem Datena e Marçal, com 24,7% cada, e só depois vem Nunes, com 21,3%.
De acordo com a pesquisa Datafolha, mais tendenciosa à esquerda, e que ouviu 1.092 pessoas nos dias 27 e 28 de maio e tem margem de erro de 3 pontos percentuais, a rejeição do deputado federal socialista do PT é de 32%, contra 25% de Marçal e 24% do atual prefeito da capital paulista. Na sequência, aparecem Datena (22%), em Kim Kataguiri (União Brasil, 21%) e em José Pimenta (PCO, 19%). Ou seja, o cenário para Nunes é o mesmo, mais positivo em comparação a Boulos.
A vida de Boulos só parece um pouco melhor na pesquisa AtlasIntel, mas ela não pergunta exatamente sobre em quem os eleitores não votariam. “Você tem uma imagem positiva ou negativa dos seguintes líderes?”, questionou o instituto, que ouviu 1.670 pessoas de 22 a 27 de maio para uma pesquisa que tem margem de erro de 2 pontos percentuais. Nesse caso, dos pré-candidatos em São Paulo, Datena é o que aparece com a maior imagem negativa (59%), seguido de Kataguiri (53%). Boulos empata com Nunes em imagem negativa (50%).
Considerando os atuais resultados e a crise de incompetência que assola o Governo Federal do PT, as eleições municipais devem escancarar o descontentamento dos paulistanos e apontar a insatisfação dos demais brasileiros em todo País, já que São Paulo é tido como um bom termômetro das eleições.
Oremos…
ES – 22/07/2024