Tinha decidido não postar, mas cheguei no meu limite…
Registro 1) Eu gosto de vinhos. Dia desses, eu pedi uma caixa do rótulo que eu gosto que, de acordo com a propaganda enviada pelo Whatsaap, estava R$ 179,00. Decidi fazer o pedido e para minha surpresa, na entrega, o valor no cartão era R$ 189,00 e tinha mais R$ 10,00 de taxa de entrega, detalhe, a distância entre o fornecedor e minha casa não dava cinco quilômetros. Conclusão, a caixa de vinho saiu por R$ 199,00. Ok, afinal são “só” R$ 20,00 que a propaganda engoliu quando deixou de dizer que o desconto só valia no Pix e que a taxa de entrega era à parte.
Registro 2) Por conta de um pequeno acidente de trânsito, decidi trocar o carro que já vinha precisando de reparos. Mas antes, tive de deixa-lo na oficina para arrumar. Para seguradora, a oficina indicada era uma entre outras três que poderia garantir o desconto que eu tenho direito e o parcelamento da franquia em até 6X – o que também não foi garantido pela oficina que exigiu a primeira parcela a vista e mais duas no cartão. Feita a vistoria e seguindo todos os processos a partir do B.O, pedi o agendamento do conserto que, para minha surpresa, levaria 1 mês e uma semana para acontecer. Por que o dono da oficina não me disse isso tudo antes que eu perdesse tempo com tantos processos?
Registro 3) Decidi comprar um carro zero. Da escolha do carro a compra, do despachante e os documentos a transferência do seguro, não houve uma etapa do processo que eu não tivesse tido problemas. Mesmo pagando tudo à vista. A pior foi não receber cobertura da seguradora porque o sistema estava fora do ar há dias.
E não para por aí…
Registro 4) Há quatro meses, troquei os pneus do carro em uma loja especializada que fechei comparando os mesmos serviços e preços. Na hora de pagar, mil reais a mais entre balanceamento, alinhamento e reparos. Eu não ia pagar? Me senti ameaçada, não sabia como receberia o carro se eu não pagasse a diferença. Nem briguei, paguei pela minha falta de conhecimento.
Resumindo, o fato é que depois da pandemia o atendimento no comércio ficou muito ruim. Exploração, negligência com o consumidor e falta de flexibilidade dos comerciantes tem me feito desejar comprar em outra cidade. Transparência na informação, honestidade com os prazos e os orçamentos, além de facilidades reais no pagamento e respeito pelo cliente são lições que deveriam estar mais do que aprendidas, até por uma questão de sobrevivência no mercado. Porque o cliente vai sair da loja ou do prestador de serviços, com uma boa indicação ou não, na ponta da língua.
Se você tem bons colaboradores invista neles e valorize-os.
ES – 10/04/2023