PESQUISA REVELA AS MELHORES CIDADES DO MUNDO PARA SE VIVER
julho 2, 2024INDAIATUBA ABRIGA VIVÊNCIAS ARTÍSTICAS LIGADAS À CULTURA AFRO-BRASILEIRA
julho 10, 2024“NÃO SE PREOCUPEM COMIGO. ESCOLHI ESSE CAMINHO E SOU FELIZ”, DISSE BOLSONARO AOS SEUS SEGUIDORES, ESTA SEMANA.
A Polícia Federal decidiu indiciar o ex-presidente no inquérito que apura o caso das joias. O relatório foi enviado ao ministro Alexandre de Moraes, que é relator do caso no STF – Supremo Tribunal Federal. Depois da análise do magistrado, o relatório é encaminhado à PGR – Procuradoria-Geral da República, a fim de que se manifeste no caso. Já a PGR pode acolhe ou pedir provas. Se der prosseguimento à ação, caberá ao STF tornar os acusados do processo réus, engavetar o processo ou leva-lo à primeira instância.
O ex-presidente foi acusado também de falsificar o certificado de vacina da COVID e por isso sofreu mandato de busca e apreensão, onde nada foi comprovado, mas causou a prisão temporária de seu assessor. Para a conclusão do processo, a Justiça ainda aguarda o relatório das autoridades americanas que comprovem que Bolsonaro não usou o certificado para entrar no país.
Bolsonaro ainda enfrenta a acusação de ter participado do que o STF chama de “Golpe do 8 de janeiro. Em delação, o tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens da Presidência, disse que Felipe Martins, assessor presidencial, foi o responsável por entregar a Bolsonaro uma “minuta do golpe”, que previa a prisão de autoridades e a convocação de nova eleição presidencial. O caso colocou o ex-assessor entre os alvos da PF, e ele nega que tenha tido envolvimento com o documento.
Tudo isso carece de provas, inclusive para manter os supostos envolvidos encarcerados. Mas isso é só um detalhe para a Justiça que insiste em perseguir Bolsonaro com fins nada justificáveis, a não ser impedi-lo de concorrer às próximas eleições para presidente.
Oremos…
*Revista Oeste/Gazeta do Povo
ES – 05/07/2024