OPINIÃO… O SOBE E DESCE DAS BOLSAS E O DISPARAR DO DÓLAR…
março 3, 2021VACINAÇÃO PARA IDOSOS COM MAIS DE 80 ANOS ACONTECE SÁBADO, DIA 6, NO CENTRO ESPORTIVO DO TRABALHADOR
março 4, 2021Locomotiva também recebe cuidados técnicos
A Prefeitura e a FIEC – Fundação Indaiatubana de Educação e Cultura – anunciaram um projeto de restauração da antiga Estação Ferroviária da cidade que contempla pintura do prédio, telhado novo e cerca. O processo de reformas deve ser concluído ainda este ano e visa aumentar a segurança do local.
Anualmente, a Estação que é considerada um patrimônio histórico do município, chega a receber a visitação de seis mil pessoas, por isso a importância de sua preservação para promover o acesso dos Indaiatubanos à sua história.
Além do prédio, a locomotiva a vapor n° 10, fabricada em 1874 que pertenceu a D. Pedro II, receberá uma restauração no segundo semestre deste ano e será acompanhada pelos técnicos e mecânicos da Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF).
Em 2002, a Locomotiva foi cedida a Fiec para fins turísticos e culturais em convênio firmado com a ABPF, ela foi a primeira peça a fazer parte do acervo do Museu Ferroviário, que atualmente conta com 500 peças, itens importantes para a preservação da história local.
O Espaço Cultural Estação Indaiatuba Museu Ferroviário, foi inaugurado em 2004 e desde então tem sido administrado pela Fiec. O museu fica localizado na Praça Newton Prado, s/n no Centro. No momento as visitações estão suspensas devido a pandemia Covid-19.
*AIPMI
ES – 03/-3/2021
Foto: Arquivo da cidade