LANÇADO PROGRAMA PILOTO DO SAAE PARA USO DE ÁGUA DE CHUVAS EM PRÉDIOS PÚBLICOS
setembro 2, 2021INDAIATUBA JÁ CONCENTRA 260.690 HABITANTES E A PERGUNTA É: TEM ÁGUA PARA TODOS?
setembro 3, 2021Elas respondem sobre empreendedorismo, negócios, investimentos, carreira e vida pessoal para o Portal Metamorfose Opinião
Beatriz Guedes Pessoa é designer e proprietária da marca SIS Joias e Acessórios
Partindo do princípio que por ser mulher, empreender é um exercício diário em buscar se superar, a pergunta é: Quando você desejou começar a empreender, havia uma afinidade entre você e o negócio escolhido?
BEATRIZ: Sempre sonhei em ter minha própria marca de joias, o que influenciou na escolha do curso universitário, o que foi bem natural. Logo comecei a produzir minhas próprias criações e vender para pessoas próximas, até que em 2018, surgiu a oportunidade de lançar a marca SIS.
Antes de desejar empreender, passou pela sua cabeça que não teria muito tempo livre para você mesma?
BEATRIZ: Sim, com certeza. Primeiramente comecei como designer freelance, e após conquistar uma clientela investi 100% do tempo e trabalho para a empresa poder crescer. Mas devo afirmar que fica mais fácil administrar o tempo quando se faz o que gosta.
Quando o assunto é empreender; ser mulher dificulta as coisas?
BEATRIZ: Não! Nossa empresa é muito ligada à moda e nesse ramo as mulheres dominam e exercem um papel fundamental.
É preciso experiência anterior de liderança para uma mulher empreender?
BEATRIZ: Acredito que a mulher já nasce com esse propósito de liderança. Porém, ao longo da vida é preciso desenvolvê-lo. Seja no trabalho ou em casa, o dom de liderar deve fortalecer a mulher que deseja empreender, até porque, ao longo da jornada, uma boa parte da sociedade ainda tenta nos sufocar.
Empreendedorismo é sinônimo de independência? Como driblar os desafios de ser tudo ao mesmo tempo (profissional, mulher, esposa, mãe de família, dona de casa…) e não enlouquecer ou sofrer de ansiedade?
BEATRIZ: Na minha visão, o empreendedorismo é liberdade de criação e tempo. Quando empreende, você fica independente das regras criadas por outros e acaba seguindo suas próprias regras para conquistar o sucesso. Nesse caminho, é preciso autoconhecimento para ultrapassar os períodos de ansiedade que são inevitáveis, já que quando se planta espera colher os frutos. Ao identificar os sintomas tóxicos da ansiedade é hora de dar uma pausa e se organizar. O planejamento e a organização do tempo são muito importantes para o empreendedor. Nesse ponto entra a família, que faz parte do processo tão necessário de apoio e relaxamento.
Dá pra empreender sozinha?
BEATRIZ: Sim. Mas a relação interpessoal faz toda a diferença no negócio. Por mais que se comece “sozinho” você vai precisar de bons relacionamentos.
Uma ideia brilhante e inovadora é?
BEATRIZ: Ser você mesma. Em uma sociedade onde se usa filtros, ter personalidade própria é brilhante.
Qual foi sua última ideia empreendedora?
BEATRIZ: Na verdade ela está em trânsito. Quero investir na área da beleza e do autocuidado feminino.
Você costuma investir? Qual é a sua dica?
BEATRIZ: A jovem SIS é a menina dos meus olhos. Uma empresa relativamente nova onde todo o foco está voltado para torna-la mais competitiva. Minha dica de investimento é: Não deixe dinheiro parado, invista no aperfeiçoamento do seu sonho.
Qual foi o último cuidado ou desejo que você dedicou a si mesma?
BEATRIZ: Um tratamento chamado Dermaplaning.
Qual sua prioridade num fim de dia exaustivo, sono ou banho?
BEATRIZ: Banho para ficar leve
ES – 02/09/2021