JPF URBANISMO LANÇA LOTEAMENTO JARDIM BELVEDERE
dezembro 8, 2022GOVERNO REAJUSTA SALÁRIO MÍNIMO PARA R$ 1.302 A PARTIR DE 2023, COM GANHO REAL DE 1,5%
dezembro 12, 2022Indaiatuba chega aos 192 anos com bons motivos para comemorar. Ao longo do ano foram oito importantes conquistas em rankings nacionais e estaduais. O destaque mais recente chegou no dia 30 de novembro, com o município eleito, pela segunda vez seguida, a Melhor Cidade do Brasil, no prêmio Band Cidades Excelentes, entre os municípios de 100 a 500 mil habitantes. Indaiatuba ainda venceu as capitais Curitiba e Belo Horizonte e conquistou o primeiro lugar na categoria Governança, Eficiência Fiscal e Transparência entre os municípios com mais 100 mil habitantes. Este ano também tiveram destaque o Turismo, os Programas Específicos de Saúde, Infraestrutura e Desenvolvimento Socioeconômico e Sustentável.
O atual prefeito da cidade, Nilson Alcides Gaspar, destaca que tem uma equipe de profissionais que pensa o melhor para cidade, apresentando projetos inovadores com o olhar voltado para a trajetória de uma Indaiatuba até 2035. A previsão é que será preciso aumentar politicas públicas e equipamentos como: escolas, creches, unidades de saúde e casas populares para atender a demanda de crescimento da cidade com a intenção de entregar aos cidadãos uma cidade ainda melhor em 13 anos.
SAAE E O BALANÇO DA AUTARQUIA
O Serviço Autônomo de Água e Esgotos chega ao final de 2022 computando resultados positivos diante dos investimentos feitos nos últimos 20 anos com várias ações concluídas e regularidade nos serviços prestados. Mesmo enfrentando uma forte estiagem, com chuvas abaixo da média histórica e com os mananciais ainda não recuperados (em razão da estiagem de 2021, que foi a pior dos últimos 100 anos) e enfrentando a alta no valor dos produtos químicos, a autarquia conseguiu manter toda população abastecida.
Em relação aos projetos e obras, os investimentos se mantem com saldo positivo, com a implantação de novas adutoras, novos emissários, desassoreamentos, além da revitalização de nascentes e mananciais. Em outubro, deu-se início a atualização do Plano Diretor de Combate as Perdas que irá nortear as ações que o Saae deve executar para reduzi-las em 2023.
Para o próximo ano, a expectativa é o início das obras da Barragem do Ribeirão Piraí, a construção de uma nova Estação de Tratamento de Água no Bairro Tombadouro e de novos reservatórios de água tratada. O processo licitatório das duas obras teve início em novembro e, com isso, a construção deverá iniciar-se no primeiro semestre.
O Desassoreamento dos Lagos que compõe o Parque Ecológico, os emissário de esgotos na margem esquerda do Córrego do Barnabé, e o Programa de Recuperação de Nascentes seguem fazendo parte de um trabalho que consiste tanto em recuperação quanto na manutenção periódica que é uma responsabilidade da autarquia.
*AIPMI / DCS-Saae
ES – 09/12/2022