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novembro 25, 2022A mudança de hábitos do consumidor, que busca variedades e alimentação saudável de baixa caloria, além do aumento de renda média das famílias, tem impulsionado o crescimento da Horticeres, empresa de Indaiatuba (SP), no mercado de sementes de hortaliças. Além desses fatores, o crescimento da população e a busca elevada por qualidade e diversidade de produtos são indicativos que os agricultores precisam estar atentos aos consumidores para satisfazer e superar suas expectativas. A mensagem é do engenheiro agrônomo e diretor executivo Ayrton Tullio Junior, que nos últimos anos tem revolucionado a gestão da empresa.
“A Horticeres tem passado por um momento de profundas transformações nos últimos três anos que culminaram com o aumento expressivo da uma equipe de vendas para suporte à projeção de crescimento nos próximos cinco anos”, contou Tullio Jr. A meta da empresa é dobrar as vendas no período. O diretor explica que a empresa investiu mais de dois milhões de reais em melhorias na produção, contratação de pessoal, treinamento e lançamentos de novos produtos.
O segmento de sementes de tomate, por exemplo, foi bastante importante, tendo a Horticeres lançado quatro novas cultivares desde 2021 posicionando a empresa como um importante player e participando de todos os segmentos de mercado (salada indeterminado, saladete determinada, saladete indeterminado e grape). Além desses, a empresa lançou esse ano nove produtos e já programou para 2023 mais dez novas cultivares, num total de 22 produtos, que representam um aumento de 13% do portfólio, que hoje contém 202 cultivares em todos os segmentos de mercado de hortaliças.
Todo esse esforço trouxe resultado positivo. “Nosso crescimento está em 12%, mesmo sendo um ano difícil para o mercado de sementes de hortaliças”, revela Tullio Jr. É nessa hora que vale a pena escutar o consumidor e – junto com os agricultores – propor alternativas. “Alface, tomate e cebola continuam sendo os produtos mais consumidos, mas notamos a tendência de aumento da diversidade nas hortaliças consumidas. Produtos desconhecidos do grande público, como por exemplo, o alho poró, ganharam importância no mercado nos últimos anos”, conta. Com o advento do surgimento dos chefes e cozinha gourmet, tem crescido muito a procura por mini-alfaces, Tomate Vero e chegando até sementes para micro verdes, detalha o diretor.
Em 2022, a empresa aumentou a equipe de vendas em 133% e, para capacitar esta equipe não apenas em conhecimento técnico de produto, mas do mercado de sementes de hortaliças como um todo e em ferramentas de gestão, realizou o Horticeres Academy – um programa audacioso de treinamento e capacitação da equipe que vai continuar até meados de 2023. Outra mudança forte sentida pelo mercado foi o lançamento da nova identidade visual da empresa e das campanhas de comunicação criadas pela agência Mobme, de Campinas. “Nossa ligação com os produtores de HF é muito forte e queremos passar uma mensagem de parceria e otimismo para os próximos meses”, finaliza o diretor da Horticeres.
*Texto Alfapress Comunicações
*Imagem Google
ES – 23/11/2022