POLO SHOPPING INDAIATUBA RECEBE UNIDADE MÓVEL INDÚSTRIA 4.0 DO SENAI
agosto 25, 2022PARECER SOBRE BUSCA E APREENSÃO REALIZADA NA CASA DE TRUMP SERÁ DIVULGADO NA SEXTA
agosto 26, 2022Entre todas as doenças sexualmente transmissíveis, a AIDS – Acquired Immunodeficiency Syndrome, ou em português, Síndrome da Imuno Deficiência Adquirida – é certamente a mais temida. A infecção da doença se dá pelo vírus HIV – Vírus da Imuno Deficiência Humana – que ataca e fragiliza o sistema imunológico, fazendo com que o organismo fique à deriva de uma série de outras doenças que normalmente não seriam motivo de preocupação. Dados atuais da ONU – Organização das Nações Unidas – apontam para a existência de 38 milhões de pessoas vivendo com HIV/AIDS em todo mundo. A epidemia existe há 40 anos e, em 2020, foram registrados 32.701 casos de pessoas vivendo com HIV no Brasil.
Existem 13 tipos conhecidos de DSTs – Doenças Sexualmente Transmissíveis ou ISTs – Infecções Sexualmente Transmissíveis. A terminologia (IST) passou a ser adotada porque destaca a possibilidade de uma pessoa ter e transmitir uma infecção, mesmo não apresentando sinais e sintomas. A grande maioria das (DST / IST) são provocadas por vírus e bactérias e os principais sintomas são: Coceira, feridas, corrimento ou dor no local da lesão.
Algumas infecções podem ser transmitidas ao beijar ou ao manter um contato corporal íntimo, com transferência de fluidos genitais, se espalhando pelo corpo, por vezes com consequências sérias. Porém, a maioria das doenças sexualmente transmissíveis são relativamente comuns e podem ser eficientemente tratada com medicamentos. Estima-se ainda que 20 milhões de novos casos de DSTs ocorram a cada ano. Cerca da metade dos novos casos ocorrem em pessoas entre 15 e 24 anos. Usar um preservativo pode ajudar a prevenir essas infecções.
ALGUNS EXEMPLOS DE (IST) OU (DSTs)
Candidíase
Causada por um fungo, atinge frequente mulheres. Sua transmissão pode ser tanto sexual quanto por contaminação a partir do sistema gastrintestinal. Corrimento esbranquiçado, podendo haver grumos, vermelhidão na vagina, coceira intensa, dor ao urinar e desconforto durante a relação sexual são os sintomas mais comuns.
Sífilis
Causada pela bactéria Treponema pallidum, é muito disseminada entre pessoas jovens. A doença pode se manifestar de diversas formas, dependendo do seu estágio. Se não for tratada pode durar anos e tornar-se mais grave com o passar do tempo. Seu primeiro sinal é uma ferida discreta que pode surgir no pênis, vulva, vagina, colo do útero, ânus ou boca. A ferida não provoca dor e desaparece mesmo sem tratamento. A pessoa pensa que está curada, mas a bactéria continua presente no sangue e a doença evoluindo. Com o passar dos anos, a sífilis pode causar lesões em diversos órgãos, chegando a fase tardia a causar doenças cardíacas e neurológicas, podendo levar à morte. Porém existe tratamento que leva a cura completa da doença quando diagnosticada e orientada pelo médico.
Gonorreia e infecção por Clamídia
Causadas pelas bactérias Neisseria e Clamídia, surgem associadas na maioria dos casos, causando infecção em órgãos genitais, garganta e olhos. Grande parte das mulheres infectadas não apresenta sintomas. Quando surgem, podem causar dor ao urinar ou dor no baixo ventre, com corrimento amarelado, dor ou sangramento durante as relações sexuais. Nos homens, pode provocar ardência ao urinar, corrimento ou pus e dor nos testículos.
Hepatites virais
São causadas por vírus que provocam inflamação do fígado (Hepatite). Na maioria dos casos, as hepatites não provocam sintomas. Quando se manifestam, normalmente a doença já está avançada, podendo haver febre, fraqueza, mal estar, dor abdominal, náuseas, vômitos, perda de apetite, urina escura, icterícia (olhos e pele amarelados), fezes esbranquiçadas.
Herpes genital
Provocada por vírus que atinge órgãos genitais e ânus. No início, surgem bolhas muito pequenas agrupadas, localizadas, sobretudo, na vulva, no pênis ou ao redor do ânus. As bolhas podem se romper quando a pessoa se coça, causando pequenas feridas e dor tipo queimação. Pode causar corrimento e dificuldade para urinar, tanto em homens como em mulheres. O herpes genital desaparece e volta a aparecer depois de algum tempo, normalmente nos mesmos locais. A doença só é transmitida quando a pessoa apresenta os sintomas.
*É bom lembrar que todas as doenças sexualmente transmissíveis podem ser evitadas com o uso da camisinha.
www.hotflowers.com.br
ES – 25/08/2022