FACULDADE UNIMAX APRESENTA O InovaEduK EM 29/04
abril 9, 2024SHOPPING JARAGUÁ INDAIATUBA TERÁ SERVIÇO GRATUITO PARA AJUDAR OS CONTRIBUINTES NA DECLARAÇÃO DO IR
abril 11, 2024COMPORTAMENTO: CEDO OU TARDE PARA O SEXO? COMO OS BRASILEIROS TÊM LIDADO COM A INICIAÇÃO? (Hot Flowers)
Segundo relatório divulgado pelo Observatório Nacional da Família, houve uma queda na média de idade do início da vida sexual do brasileiro: 12,7 anos para homens e 13,8 anos para as mulheres.
O início precoce aliado à alta taxa de gravidez durante a adolescência fomentou uma série de debates ao longo do ano passado sobre os riscos e impactos da iniciação sexual precoce.
Por outro lado, segundo o urologista e sexólogo Danilo Galante, há também a “iniciação sexual tardia”, que seria ter a primeira relação depois dos 20 anos de idade. “Mas isso não tem uma regra, o que é tardio no conceito de uma pessoa não é para outra”, esclarece.
“Não vejo problemas ou malefícios para essa pessoa. Ela terá, no entanto, um retardo de maturidade. Essa pessoa tem que entender que sua sexualidade começou atrasada em relação às outras pessoas de sua idade, o que pode causar alguns conflitos. A questão é como ela vai lidar com isso”, explica.
Danilo diz que a variação depende do preparo individual. “O momento ideal é o que ela está tranquila com ela mesma, quando encontra alguém legal para dividir intimidade”, diz. “A maioria das pessoas, por ansiedade ou pressa, tem a primeira vez com quem não seria ideal”.
“Dependendo de como for a primeira vez, a pessoa pode ter um trauma. Asco de sexo, anorgasmia, dor na relação sexual, ejaculação precoce, disfunção erétil, entre outras alterações sexuais que podem vir de um início forçado ou mal sucedido”, afirma, em relação à pressão para a perda da virgindade entre os adolescentes.
Segundo Danilo, a iniciação sexual tardia tem a baixa autoestima como um dos principais fatores. “A pessoa pode não estar segura com ela mesma e ter receio de ficar nua na frente de outra”, explica. Além da insegurança, “educação rígida em casa, religião e opção por celibato” são outros fatores que levam a um início tardio.
*GQ Brasil
*imagem Google
ES – 09/04/2024