NINGUÉM LARGA A MÃO DE NINGUÉM: Prefeito eleito de Indaiatuba Dr. Custódio Tavares anunciou ontem (16), os secretários municipais que comporão seu governo
dezembro 17, 2024VIROSE NO LITORAL PAULISTA: NEM EM FÉRIAS HÁ PAZ
janeiro 7, 2025CAOS ECONÔMICO, INSEGURANÇA JURÍDICA E O DÓLAR DISPARA ANTES MESMO DO GOVERNO TENTAR CONTER A CRISE DA INFLAÇÃO
Simplificando: A Alta do dólar está sendo pressionada pela descrença no mercado sobre a efetividade que o pacote de gastos teria sobre as contas públicas, fazendo com que a intervenção no câmbio, feita pelo Banco Central (BC) seja absolutamente ineficiente.
O dólar abriu o dia (17/12), no patamar de R$ 6,20 após COPOM indicar o aumento dos juros para 12,25%, na expectativa de conter a inflação controlando a atividade econômica, o que não convenceu o mercado e afugentou os investidores que numa reação em cadeia retiraram seus investimentos e compraram dólar.
O mercado traduz a falta de confiança nas medidas do Governo Federal em assumir o comprometimento fiscal necessário para controlar a crise. “É questão de segurança de capital”, dizem os investidores que não enxergam o fator positivo em o governo aumentar a arrecadação sem cortas os gastos e sem um plano para diminuir despesas, gerando desconfiança; assim, os investidores recorrem ao ouro e ao dólar.
A verdade é que em dois anos, o governo não deixou claro sobre o que será feito para colocar as contas em ordem e controlar a economia, para que o País não embarque em uma crise que leve o Congresso a questionar a governabilidade de Lula e sua equipe. Contudo, os cidadãos mais informados já estão enxergando que a luz no fim do túnel é um trem em alta velocidade e todos nós estamos nos trilhos.
Oreamos…
ES – 17/12/2024