2ª EDIÇÃO DA FESTA DA UVA E DO VINHO COMEÇA NESTA SEXTA-FEIRA, DIA 26, DAS 17H ÀS 22H, EM VIDEIRAS
abril 25, 2024MAIO MUSICAL EM INDAIATUBA COMEÇA AMANHÃ NO PARQUE
abril 30, 2024Drama épico que fala sobre uma sociedade pós-apocalíptica, é o décimo curta-metragem do diretor Flávio Carnielli. Em Indaiatuba, a estreia acontece neste sábado, dia 27 de abril, às 19h, no Teatro Estrada, na Rua 5 de Julho, 1552.
O filme que foi gravado em formato digital tem aproximadamente 25 minutos e fala sobre uma sociedade em processo de reconstrução. O projeto foi premiado via PROAC DIRETO, programa da Secretaria de Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo.
Sobre o filme
Os líderes da sociedade pós-apocalíptica contam aos seus seguidores, de forma poética, a história da conturbada relação do ser humano com a religiosidade através dos tempos. Enquanto torturam um anjo caído em busca do segredo da imortalidade, eles se preparam para a grande e derradeira batalha contra o sagrado. Os personagens representam os pequenos ditadores que existem dentro de cada um de nós, aqueles que sempre entregam ao outro a culpa pelos problemas da sociedade e nunca assumem responsabilidade pelos seus atos.
Com direção de fotografia, arte e figurinos de Helen Quintans, e roteiro e direção de Carnielli, “Guerra Civil” foi gravado em locações como a Estação Cultura, Prédio do Relógio e Prédio da Lidgerwood, conhecidos patrimônios históricos de Campinas. Com uma temática diferenciada da maioria dos filmes nacionais, ele busca seguir a linha de produção de filmes independentes de arte no Brasil, mostrando que o cinema pode ir além do protesto.
A proposta de “Guerra Civil” é abordar aquilo que é eterno e valoroso ao ser humano, independente de gênero, orientação, crença e raça, transmitindo uma mensagem de união e respeito entre as pessoas. “O filme mostra como alguns utilizam a religiosidade de forma egoísta e gananciosa. Aquilo que deveria nos trazer paz e conforto se transformando em fator de desunião e agressividade; afinal, toda religião, em seu princípio, prega palavras de paz como um grande guia de sobrevivência – o que tem sido transformado, ao longo dos tempos, em seu total oposto”, segundo o diretor.
Mestre em História pela Unicamp, Flávio Carnielli se tornou um dos mais reconhecidos e premiados roteiristas e diretores de cinema independente do interior de São Paulo. Desde 2008, escreveu, produziu e dirigiu oito curtas metragens, um documentário e três longas, entre eles os premiados curtas “Eternidade” (licenciado pelo Proac-SP), “Boneca” (finalista do BUT Film Festival) e “Sugar Dead” (vencedor do prêmio de melhor maquiagem no Morce-GO Vermelho), que estão na plataforma Box Brazil Play. Seu curta “Antônia” (2020), recebeu 16 prêmios, dentre eles melhor curta nacional nos festivais Crash e Boca do Inferno, melhor direção, melhor fotografia e desenho de som no Morce-GO Vermelho, direção de arte no Curta Caicó e melhor fotografia no Festival de Caruaru, além de ter feito parte da seleção do Kinoforum. “Antônia” é parte do catálogo do Itaú Cultural Play, do Box Brazil Play e do canal Prime Box Brazil. Em 2021, lançou o longa metragem “Fórmula Selvagem” (licenciado pelo Proac-SP), que fez a sua estreia internacional no BAFICI (Festival Internacional de Cinema Independente de Buenos Aires) e também foi exibido no festival Weekend Horror, da Alemanha, além de ter escrito, produzido e editado o curta “A Última Transmissão”, de Helen Quintans, que fez a sua estreia no Festival Visões Periféricas.
Atualmente, Flávio Carnielli trabalha na finalização do longa-metragem de terror infanto-juvenil “Vicente na Cidade Fantasma” e dos curtas-metragens “Sugar Dead 2: a Baby teve um baby!” e “Eu Ainda Existo” (Lei Paulo Gustavo 2023).
Ficha Técnica Guerra Civil. Direção: Flávio Carnielli, Paulínia-SP, 2024. Arte, 24 min. Cor, Digital. Roteiro e Direção Flávio Carnielli Direção de Fotografia, Arte e Figurinos Helen Quintans Direção de Som, desenho de som e Trilha Original – Guga Lourenço Assistente de Direção – Brenda Felipeti Assistente de Arte e Figurinos – Karina Barbosa Assistentes de Produção – Angie Lucena e Cauê Gustavo Imagens Aéreas – Ricardo Mariuzzo Orientação de luta – Camila Cake Produção de Set – Arthur Magalhães Alimentação – Chef Zulu Kbeluduru Maquiagem – Cela Vianna Maquiagem FX – Ana Paula Furbino Efeitos visuais e Finalização – Gabriel Justo (Bejota) Artes Gráficas – Fernanda Pinheiro Libras – Flávia Batista Produção – Letícia Ruiz Produção Executiva – Reginaldo Menegazzo Uma realização de Viva o Cinema Independente e Hiperplano Produções Elenco – Antero Vilela, Clara Paixão, Yuri Felipe, Miguel Rosa, Arthur Magalhães, Brenda Felipeti, Núbia Felipeti e Lucas Metropolo. Atores convidados – Clóvys Tôrres, como Entidade Poderosa e Nando Almeida, como Cândido.
Apoio Cultural – Secretaria de Cultura e Turismo de Campinas, Estação Cultura, Sanasa Campinas, Museu da Cidade de Campinas e EMDEC.
ES – 26/04/2024