
2ª EDIÇÃO DA FESTA DA UVA E DO VINHO COMEÇA NESTA SEXTA-FEIRA, DIA 26, DAS 17H ÀS 22H, EM VIDEIRAS
abril 25, 2024
MAIO MUSICAL EM INDAIATUBA COMEÇA AMANHÃ NO PARQUE
abril 30, 2024O FILME “GUERRA CIVIL” TEM PRÉ ESTREIA EM INDAIATUBA NESTE SÁBADO, 27
Drama épico que fala sobre uma sociedade pós-apocalíptica, é o décimo curta-metragem do diretor Flávio Carnielli. Em Indaiatuba, a estreia acontece neste sábado, dia 27 de abril, às 19h, no Teatro Estrada, na Rua 5 de Julho, 1552.
O filme que foi gravado em formato digital tem aproximadamente 25 minutos e fala sobre uma sociedade em processo de reconstrução. O projeto foi premiado via PROAC DIRETO, programa da Secretaria de Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo.
Sobre o filme
Os líderes da sociedade pós-apocalíptica contam aos seus seguidores, de forma poética, a história da conturbada relação do ser humano com a religiosidade através dos tempos. Enquanto torturam um anjo caído em busca do segredo da imortalidade, eles se preparam para a grande e derradeira batalha contra o sagrado. Os personagens representam os pequenos ditadores que existem dentro de cada um de nós, aqueles que sempre entregam ao outro a culpa pelos problemas da sociedade e nunca assumem responsabilidade pelos seus atos.
Com direção de fotografia, arte e figurinos de Helen Quintans, e roteiro e direção de Carnielli, “Guerra Civil” foi gravado em locações como a Estação Cultura, Prédio do Relógio e Prédio da Lidgerwood, conhecidos patrimônios históricos de Campinas. Com uma temática diferenciada da maioria dos filmes nacionais, ele busca seguir a linha de produção de filmes independentes de arte no Brasil, mostrando que o cinema pode ir além do protesto.
A proposta de “Guerra Civil” é abordar aquilo que é eterno e valoroso ao ser humano, independente de gênero, orientação, crença e raça, transmitindo uma mensagem de união e respeito entre as pessoas. “O filme mostra como alguns utilizam a religiosidade de forma egoísta e gananciosa. Aquilo que deveria nos trazer paz e conforto se transformando em fator de desunião e agressividade; afinal, toda religião, em seu princípio, prega palavras de paz como um grande guia de sobrevivência – o que tem sido transformado, ao longo dos tempos, em seu total oposto”, segundo o diretor.
Mestre em História pela Unicamp, Flávio Carnielli se tornou um dos mais reconhecidos e premiados roteiristas e diretores de cinema independente do interior de São Paulo. Desde 2008, escreveu, produziu e dirigiu oito curtas metragens, um documentário e três longas, entre eles os premiados curtas “Eternidade” (licenciado pelo Proac-SP), “Boneca” (finalista do BUT Film Festival) e “Sugar Dead” (vencedor do prêmio de melhor maquiagem no Morce-GO Vermelho), que estão na plataforma Box Brazil Play. Seu curta “Antônia” (2020), recebeu 16 prêmios, dentre eles melhor curta nacional nos festivais Crash e Boca do Inferno, melhor direção, melhor fotografia e desenho de som no Morce-GO Vermelho, direção de arte no Curta Caicó e melhor fotografia no Festival de Caruaru, além de ter feito parte da seleção do Kinoforum. “Antônia” é parte do catálogo do Itaú Cultural Play, do Box Brazil Play e do canal Prime Box Brazil. Em 2021, lançou o longa metragem “Fórmula Selvagem” (licenciado pelo Proac-SP), que fez a sua estreia internacional no BAFICI (Festival Internacional de Cinema Independente de Buenos Aires) e também foi exibido no festival Weekend Horror, da Alemanha, além de ter escrito, produzido e editado o curta “A Última Transmissão”, de Helen Quintans, que fez a sua estreia no Festival Visões Periféricas.
Atualmente, Flávio Carnielli trabalha na finalização do longa-metragem de terror infanto-juvenil “Vicente na Cidade Fantasma” e dos curtas-metragens “Sugar Dead 2: a Baby teve um baby!” e “Eu Ainda Existo” (Lei Paulo Gustavo 2023).
Ficha Técnica Guerra Civil. Direção: Flávio Carnielli, Paulínia-SP, 2024. Arte, 24 min. Cor, Digital. Roteiro e Direção Flávio Carnielli Direção de Fotografia, Arte e Figurinos Helen Quintans Direção de Som, desenho de som e Trilha Original – Guga Lourenço Assistente de Direção – Brenda Felipeti Assistente de Arte e Figurinos – Karina Barbosa Assistentes de Produção – Angie Lucena e Cauê Gustavo Imagens Aéreas – Ricardo Mariuzzo Orientação de luta – Camila Cake Produção de Set – Arthur Magalhães Alimentação – Chef Zulu Kbeluduru Maquiagem – Cela Vianna Maquiagem FX – Ana Paula Furbino Efeitos visuais e Finalização – Gabriel Justo (Bejota) Artes Gráficas – Fernanda Pinheiro Libras – Flávia Batista Produção – Letícia Ruiz Produção Executiva – Reginaldo Menegazzo Uma realização de Viva o Cinema Independente e Hiperplano Produções Elenco – Antero Vilela, Clara Paixão, Yuri Felipe, Miguel Rosa, Arthur Magalhães, Brenda Felipeti, Núbia Felipeti e Lucas Metropolo. Atores convidados – Clóvys Tôrres, como Entidade Poderosa e Nando Almeida, como Cândido.
Apoio Cultural – Secretaria de Cultura e Turismo de Campinas, Estação Cultura, Sanasa Campinas, Museu da Cidade de Campinas e EMDEC.
ES – 26/04/2024