OPINIÃO: ENTIDADES DE PROTEÇÃO ANIMAL VÃO RECEBER RECURSOS DO MUNICÍPIO
novembro 16, 2023JAIR BOLSONARO DEVE REPRESENTAR OS BRASILEIROS DE DIREITA NA POSSE DE MILEI NA ARGENTINA
novembro 21, 2023A Bolsa de Buenos Aires subiu 20% nesta terça-feira, 21, na primeira abertura depois das eleições que consagrou o libertário Javier Milei como o novo presidente da Argentina. Depois do feriado da segunda-feira, a alta na Bolsa é liderada pelas ações da petroleira estatal YPF (+34%), uma das empresas que o presidente eleito anunciou que pretende privatizar, no âmbito de uma ampla reforma do Estado. Nesta segunda, as ações da YPF que cotam em Wall Street fecharam com alta de 40%.
A taxa de câmbio informal, conhecida como “dólar blue”, reagiu com moderação, sendo negociada a 1.050 pesos por dólar, em comparação com 371,50 pesos por dólar da taxa de câmbio oficial. A Argentina aplica um sistema de controle cambial desde 2019.
Em outubro, o “blue” ultrapassou a barreira psicológica dos 1.000 pesos, embora tenha caído depois. Milei, um economista de 53 anos que propôs fechar o Banco Central e dolarizar a economia para acabar com a emissão monetária e a inflação, venceu com 55,7% dos votos, 11% a mais sobre o ministro atual da Economia, o peronista Sergio Massa. Há mais de 30 anos isso não acontecia no país do tango.
A Argentina tem uma inflação anualizada de quase 143%, uma das mais altas do mundo, sendo que metade da população vive de auxílios governamentais. Nesta terça-feira, Milei teve sua primeira reunião com o presidente Alberto Fernández para coordenar a transição de governo, assim como a posse, marcada para 10 de dezembro. Fernandes declarou que de hoje em diante é problema do novo governo. Analistas dizem que a declaração joga no colo de Milei todos os problemas que surgirem nos próximos 20 dias.
*Com informações da AFP
*Imagem JP
ES – 21/11/2023