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agosto 9, 2023Administrar condomínios é uma atividade tão complexa quanto dirigir uma empresa. Gerir um empreendimento imobiliário envolve diversas áreas, como financeira, administrativa, tributária, recursos humanos, mediação de conflitos e manutenção, e assim como no ambiente corporativo, para que a administração de condomínios seja eficiente e assertiva, depende do trabalho de diversos profissionais, os quais têm diferentes atividades e responsabilidades. Juntos, proporcionam tranquilidade e satisfação para moradores e usuários.
Síndico: Segundo o Art. 1348 do Código Civil, ele é o representante ativo e passivo do condomínio, ou seja, em juízo ou fora dele, esse profissional deve praticar ações necessárias para a defesa dos interesses coletivos. Cabe ao síndico ser o responsável pela gestão do empreendimento, além de manter a saúde social, financeira e contábil do condomínio. Ele também é o encarregado de mediar conflitos e estimular a boa convivência e empatia entre vizinhos. Dentre suas principais funções estão: Zelar pela conservação das áreas comuns; contratar prestadores de serviços para manutenção e reparos; fiscalizar o pagamento de taxas e inadimplências; cuidar da contabilidade; fazer cumprir a convenção coletiva, o regimento interno e as decisões tomadas em assembléia; manter as contas em dia; comunicar-se com todos os condôminos, colaboradores e fornecedores sobre todo e qualquer assunto que envolva o condomínio, principalmente os de juízo que possam gerar problemas.
Administradora do condomínio
Na medida em que a estrutura e a gestão dos empreendimentos foram se tornando cada vez mais complexos, as tarefas pertinentes ao síndico foram aumentando e, com isso, a necessidade de contratação das administradoras de condomínio. Essas empresas têm o objetivo de atuar como um apoio aos síndicos, realizando atividades como contabilidade, previsão orçamentária, gerenciamento de arquivos documentais, emissão de documentos de cobrança, assessoria e conselho fiscal. É importante frisar, entretanto, que não é papel da administradora de condomínios tomar decisões ou providências, mas alertar aos síndicos para que o façam, cabendo a ele seguir as orientações ou não.
Conselho administrativo
Para que a administração de condomínios conte com análise de contas, fiscalização e emissão de pareceres são designados três nomes, os quais fazem parte dos conselhos administrativos. Se estiver previsto em convenção o empreendimento pode contar ainda com o conselho consultivo, área de consulta do síndico, o qual também é formado por três membros. Entre os papeis do conselho administrativo estão: conferir as contas dos condomínios, comparando com comprovantes de pagamento; analisar contas apresentadas pelo síndico; emitir pareceres sobre as contas e apresentá-los nas assembleias; autorizar despesas extras que não foram previstas no orçamento anual e auxiliar o síndico em seus afazeres.
Zelador
O trabalho de um zelador é essencial para o bom funcionamento dos condomínios. Isso porque esse profissional atua como um braço direito do síndico, cabendo a ele a supervisão do trabalho de profissionais de limpeza, conservação, manutenção, porteiros e demais prestadores de serviço. Também é função do zelador auxiliar o síndico ou a administração de condomínio no acompanhamento de obras. Além disso, são suas atribuições inspecionar sistemas de segurança, iluminação, itens de lazer, distribuir correspondências, fazer cumprir regulamentos e convenções, acompanhar mudanças, manter a ordem geral do condomínio e liderar a equipe de funcionários.
Uma equipe harmoniosa e colaborativa acrescenta paz ao condomínio e conforto aos moradores, determinando automaticamente quem responde por cada uma das tarefas.
*AIPMI
ES – 08/08/2023