OPINIÃO: SÃO PAULO HERDA O MELHOR MINISTRO DA ECONOMIA QUE O BRASIL JÁ TEVE
janeiro 31, 2023AMBIENTES EMPRESARIAIS HIGIENIZADOS E ORGANIZADOS FAZEM A DIFERENÇA
janeiro 31, 2023As primeiras experiências na vida de uma criança são as mais árduas. Elas saem do colo dos pais e começam a interagir com o mundo exterior cheio de desafios e pessoas novas. Com certeza, a primeira grande mudança em sua rotina passa pelo ingresso à escola e a transição fora da família para vida em comunidade. Não, não é fácil para ela assim como não é fácil para os pais, já que estes estão num momento de muito apego e cuidado.
Atenta a esse período da criança, a equipe escolar cria um ambiente acolhedor a partir da recepção dos alunos e da distribuição das carteiras, de modo que todos os colegas se vejam e se identifiquem na mesma situação e sejam solidários uns com os outros, afinal, um sábio já disse: “Aquele que socorre na dor do outro, esquece a sua própria dor”. E é com esse espírito de igualdade e solidariedade que a escola transmite a segurança que a criança precisa para iniciar o seu processo de aprendizagem.
De fato, a adaptação escolar nas primeiras idades traz muito aprendizado a todos, não só às crianças. É hora dos adultos responsáveis aprenderem a lidar com a dinâmica da educação e do convívio social das crianças, seus efeitos e consequências. É também a hora dos adultos permitirem a criança começar a reconhecer as adversidades e que ela não é o centro do universo, que na sua orbita existem outros seres humanos iguais a ela que merecem atenção, consideração e respeito.
A RELAÇÃO FAMÍLIA E ESCOLA
O processo de adaptação à escola costuma ser mais fácil para criança do que para os pais. Está claro que há uma dificuldade em dividir com a escola o futuro dos filhos e todas as experiências saudáveis e estressantes que podem vir com essa transição da criança, mas é extremamente necessário para que ela se torne um cidadão adulto consciente dos seus direitos e, principalmente, de seus deveres. É da consciência dos pais de que a escola é o melhor para ela que nascem os estudantes que valorizam e gostam de estudar.
Há pelo menos duas décadas, a instituição escola começou a perceber que deveria estabelecer uma conecção de parceria com a família. Através dos anos, e com as transformações que a instituição família tem passado, fica menos desafiador para todos se estiverem unidos em torno do mesmo objetivo de tornar a criança, um adulto pleno em formação, educação e atitude. Isso corresponde a não cair no risco de enquadrar o aluno num padrão de valores, crenças e estrutura de modelos que não correspondem ao seu universo familiar. Nesse contexto, as duas instituições precisam estar alinhadas com o tipo de ser humano que desejam formar.
ORIENTAÇÃO PARA OS PAIS SOBRE A NOVA FASE
Procure conversar com a criança antes do primeiro dia de aula. Explique a ela a necessidade de aprender coisas novas com exemplos como: “Na escola você vai aprender a misturar as cores, fazer novos desenhos, brincar com outras crianças da sua idade, na escola vai ter muita coisa nova e legal para você conhecer”. Explique sobre o tempo: “O parte do dia que você vai ficar na escola passa muito rápido, você vai se divertir muito e depois vai voltar para casa com a mamãe e o papai”.
E O MAIS IMPORTANTE: Não se sinta culpado. A escola é o maior bem que você pode oferecer a seus filhos.
*Imagem Google
ES – 31/01/2023