ROSE DE LIZ: “QUERO INSPIRAR OUTRAS MULHERES À PARTICIPAÇÃO POLÍTICA”
outubro 1, 2024INDAIATUBA NO DOMINGO, (06/10): SERVIÇOS DE EMERGÊNCIA SERÃO MANTIDOS EM SISTEMA DE PLANTÃO
outubro 3, 2024RETA FINAL: DOMINGO (DIA 06/10) ELEITORES DE INDAIATUBA ELEGEM PREFEITO E VEREADORES. QUEM MERECE ASSUMIR O GABINETE?
Terminou aqui a minha modesta contribuição para as eleições municipais de 2024. Desta vez, escolhi alguns candidatos para entrevistar, nos quais eu vi alguma esperança de mudança pelo perfil profissional e social que eles apresentaram antes da entrevista.
Cada vereador entrevistado mostrou que tem experiência e formação acadêmica para administrar ou legislar em defesa dos direitos da população, dentro de suas ideias e habilidades. Se eles vão usar essas habilidades, não posso garantir, mas o voto consciente em pessoas realmente capazes é uma chance, ainda que remota, de estar apostando numa escolha mais eficaz.
Todas as entrevistas podem ser acompanhadas aqui no meu portal www.metamorfoseopiniao.com.br
Destaco que, o único candidato a prefeito entrevistado foi Bruno Ganem, que aceitou responder as principais dúvidas dos eleitores mais conservadores de direita. Desde o início desse trabalho, eu havia optado em entrevistar os que eu considerava que tivessem mais chances para integrar uma boa reforma na Câmara Municipal, além disso, optei também em entrevistar os dois prefeitos que se destacam nas pesquisas e que construíram uma distância relevante dos demais. Ainda no caso dos vereadores da situação, nenhum deles foi autorizado pela coligação (“Indaiatuba em boas mãos”) a dar entrevistas individuais. (O eleitor deveria avaliar – em que mãos – na hora do voto)
Contudo, apesar do candidato da situação, Dr. Custódio Tavares, ter aceitado ser entrevistado, ele não enviou as respostas no tempo solicitado. Portando, seguem aqui as perguntas feitas que não foram respondidas por Custódio:
1) Você nunca foi político, certo? Embora os eleitores, em geral, só passaram a conhecê-lo nos últimos meses, de acordo com o seu material de campanha, você tem participado do governo há 14 anos. Você pode citar os projetos ou decisão relevante que tenham contado com a sua contribuição?
2) Como há 30 anos, as campanhas políticas em Indaiatuba têm centrado apenas dois concorrentes: Situação e Oposição. A percepção do eleitor é que a máquina pública, sempre esteve à frente dos candidatos da situação, deixando os oponentes em muita desvantagem, até porque, estes tinham pouca experiência política. Desta vez, ao contrário do inexperiente político de gabinete, Dr. Custódio – candidato de Reinaldo Nogueira, cuja campanha faz questão de frisar; a disputa é com Bruno Ganem, 38 anos, mais de 20 deles de experiência política construída como atual deputado federal por São Paulo, deputado estadual e vereador por dois mandatos. A pergunta é: Se você conquistar a cadeira do Executivo, acredito que precisará de uma equipe que conheça de gestão pública municipal, e de um “mentor”. Seria Reinaldo Nogueira?
3) Na última disputa eleitoral, um pouco mais de 33% dos eleitores já se mostraram dispostos a mudar o cenário político de Indaiatuba. Algumas das motivações são: A falta de independência de um grupo – dos prefeitos eleitos, a falta de fiscalização das ações do Executivo pelos vereadores, em sua maioria governista; a falta de moralidade (já que a cidade tem dois prefeitos que apoiam sua candidatura – condenados pela Justiça, sendo que um deles já foi preso; e mais um ex-presidente de Câmara condenado); a falta de profissionais técnicos e competentes nas secretarias, além dos graves problemas na pasta da Saúde que são os que mais pesam na hora do voto, consequentemente, consolidam as críticas. Como afastar essas sombras da sua candidatura, e o que você, Dr. Custódio, traz de inovador para mudar a percepção dos insatisfeitos e lidar independente com um orçamento de aproximadamente R$ 3 bilhões?
4) De acordo com os veículos de mídia locais e nacionais, Indaiatuba é uma cidade muito premiada, com alguns recordes de qualidade de vida. No contexto geral, no dia a dia, o indaiatubano que depende do transporte público, de segurança, de atendimento na Saúde, de conseguir pagar um aluguel digno e de água nas torneiras não concorda que a Cidade seja tão Maravilhosa. Transporte, Saúde, Infraestrutura Básica e Habitação para todos – o que você pretende fazer para torna-los dignos da propaganda que se faz fora da cidade para vender terrenos em condomínios, e que atrai cada vez mais moradores?
5) Como político, qual a sua posição em relação ao Governo Federal e, em sua opinião, no que as decisões econômicas e de infraestrutura do PT podem impactar em Indaiatuba? Há alguma aliança entre sua coligação e a equipe do Governo Federal que garanta apoios e recursos para sua gestão, principalmente no que diz respeito à construção de um novo hospital público para desafogar o HAOC?
6) Dr. Custódio (MDB) – “Indaiatuba em boas mãos”. Os maiores pensadores da política, com muito publicado, escrevem repetidas vezes, que uma administração pública com mais de 4 anos priva cidadãos de inovação, modernidade e novas ideias, tornando a gestão uma engrenagem viciada que patina em soluções. O eleitor indaiatubano que quer mudança está vendo isso. Nesse pouco tempo de campanha que resta, qual sua estratégia para recuperar esses votos?
Reafirmando a minha transparência enquanto entrevistadora, embora as perguntas enviadas ao candidato Bruno Ganem tenham seguido uma mesma linha desafiadora, o candidato do (PODEMOS) não privou o eleitor de suas respostas, mesmo que elas não satisfizessem à risca essa entrevistadora. Portanto, fica aqui a minha pergunta: Qual deles o eleitor considera o mais transparente para assumir o posto mais alto da política de Indaiatuba e sua administração?
Fica para o eleitor decidir…
ES – 01/10/2024