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fevereiro 1, 2024No Brasil, onde a preferência nacional é a cerveja, o consumo de vinho tem aumentado significativamente. Uma pesquisa realizada pelo Ibravin – Instituto Brasileiro do Vinho – comprovou que o consumo de vinho tem aumentado gradativamente em todo País. Além disso, embora a vinicultura possa ser considerada nova quando comparada a outros países, ela tem se fortalecido e gerado crescimento econômico e muito trabalho no Brasil.
De acordo com a mesma pesquisa, o vinho já é a bebida preferida de 49% dos brasileiros. Além disso, a pandemia da COVID-19 trouxe novos hábitos do consumo, ou seja, muitos descobriram que degustar uma taça de vinho sozinho é uma prática de satisfação e prazer, o que traz um apelo emocional para experiência. O estudo aponta ainda que 28% dos entrevistados aumentaram o consumo da bebida na pandemia e tornaram-na parte do seu processo de alimentação; em média, o brasileiro passou a beber vinho seis vezes por mês.
Referências importantes também são apontadas na pesquisa sobre a relação entre vinho e Internet: 34% dos consumidores afirmam que recorrem ao Instagram para escolher qual vinho comprar, e 17% ao Facebook. Os roteiros de viagens para degustar novos rótulos também aumentaram 40% desde 2015.
É comum associar o vinho a pessoas mais velhas, porém, o consumo da bebida entre jovens cresce cada vez mais.
A Wine Market Council realizou uma pesquisa nos Estados Unidos e descobriu um fator muito interessante: Os adultos entre 21 e 38 anos, chamados de millennials é atualmente a geração que mais bebeu vinho naquele país. No total da produção de vinho americano, 42% foram consumidos por essa faixa etária.
Um dos fatores apontados para esse consumo é por ser uma bebida mais saudável. Hoje, a saúde tem se tornado prioridade para os jovens, que preferem alimentos funcionais e que evitem inchaços, inflamações e outras doenças futuras.
Mas não para por aí. O aumento do consumo de vinho pelos jovens também é apontado em outras pesquisas de mercado e um dos motivos é o preço. Em lojas especializadas e no mercado virtual a variedade de rótulos é grande; são muitas opções de vinhos com valores mais acessíveis, sem ficar a desejar para alguns com preços mais altos.
RECOMENDAÇÃO
Parte dos médicos costuma indicar um hábito que se puxarmos pela memória, já fez parte da rotina alimentar de muitas famílias em todo o mundo. Uma taça de vinho tinto por dia no almoço ou jantar tem o poder de combater o colesterol ruim, diminuir a pressão arterial e os riscos de doenças cardíacas, além dos elementos antioxidantes que contem no vinho e protegem as células.
A sociedade muda, novos hábitos surgem, e o vinho acompanha essas transformações. Até 2026, produtores e distribuidores esperam que o consumo de vinho no Brasil seja pelo menos 50% maior – quem sabe um dia ele se torne a preferência nacional.
*Estudo/Vinho 2023 – WineComerce
*Imagem Google
Instagram: @katanavinhos
ES – 01/02/2024