
SAÚDE – MAIS DE 500 BRASILEIROS TEM PÊNIS AMPUTADO POR ANO POR CAUSA DO CÂNCER
fevereiro 7, 2022
O LEGADO MAIS GRAVE E CRUEL DA PANDEMIA: 1 MILHÃO DE CRIANÇAS DE 6 A 7 ANOS QUE NÃO SABEM LER E ESCREVER
fevereiro 8, 2022Em tempo de vacas magras, mudar os hábitos ajuda a economizar, e com o dinheiro contado para pagar as contas, é hora de parar para pensar. No seu dia a dia há o que se pode chamar de “gastos invisíveis”? São aqueles gastos que a gente faz e nem percebe. No final do mês, se eles forem somados a gente pode tomar um susto.
A dica da advogada e administradora de condomínios, Dra. Priscila Sugaya, é controlar os gastos. Como? O primeiro passo é anotar tudo o que foi gasto no dia, até as coisas mais insignificantes como: café, cópias, passagem de ônibus – além do valor de cada coisa e como foi pago (em cartão, dinheiro, débito, pix).
As pessoas costumam dar mais valor para gastos como água, luz, celular, gasolina, mas segundo os especialistas, podemos economizar até 30% com os gastos invisíveis. Dessa forma, algumas compras podem ser repensadas, como por exemplo: Ao invés de pagar o almoço, leve a alimentação de casa. Cruze as distâncias possíveis a pé ou de bike. Diminua as idas ao supermercado e evite as saídas desnecessárias substituindo a diversão.
NO SUPERMERCADO
Uma pesquisa do PROCON de São Paulo, dentro do supermercado, apontou que 15% das compras são programadas, 85% são por impulso. Reduzir as compras por impulso ajuda muito a economizar. Fazer uma lista ou definir um montante para gastar também, assim como pesquisar os preços. Outra dica é trocar as marcas; resistir à publicidade e comprar marcas menos famosas e com a mesma qualidade. E por último, ficar atento às promoções que muitas vezes estão com prazos de validade próximos do final e podem ser perdidos dentro do armário ou geladeira.
XEPA
Frutas e legumes devem ser comprados na feira livre onde é possível pechinchar ou negociar com várias mercadorias da mesma barraca. O ideal é ir à feira no final, no momento da Xepa.
PREFIRA PAGAR À VISTA COM DINHEIRO OU DÉBITO
Sair à rua para ver vitrines não é aconselhável na crise financeira, há muitas ofertas atrativas para quem precisa controlar as contas para não falir. O cartão de crédito tende a fazer a gente gastar mais do que recebe. Pense antes de comprar: Mesmo mais barato, o que isso vai agregar a minha vida? Estou precisando desse produto? Tenho como pagar esse valor que vou dividir e jogar para os meses futuros?
RECEBER OS AMIGOS EM CASA
Aquele encontro com a galera pode ser feito em casa. Cada um leva uma bebida, um prato, ou alguém compra tudo e racha a despesa. Inclusive, em época de pandemia é mais aconselhável. Só não lote a casa. Divida os amigos e receba poucos por vez. Mas se a opção for curtir com a galera fora de casa, o melhor é sair de Uber e dividir a conta.
No mais, acostume-se a meia luz e apague as luzes dos cômodos que não estiver utilizando. Deixar TV e computador em Stand by gasta energia. Tire tudo da tomada quando não estiver usando. Junte as roupas para lavar e passar e só faça isso uma vez por semana, o que também ajuda a economizar.
*Dica da PR administradora de condomínios, a advogada, Dra. Priscila Sugaya
PR ADMINISTRADORA DE CONDOMÍNIOS
Avenida Presidente Vargas, 162
Fone (19) 3835-2416/2518-5851
www.prcodominios.com.br
sac@prcondominios.com.br
operacional@prcondominios.com.br
ES – 07/02/2022