ROTINA – O FIM ANUNCIADO DO SEXO
outubro 4, 2021LANÇAMENTO DO NOVO SITE DA SIS JOIAS E ACESSÓRIOS
outubro 5, 2021De forma geral, o setor da construção civil impacta o meio ambiente tanto no consumo de recursos naturais e na modificação da paisagem como na geração de resíduos. Por essa razão, são diversas as vantagens de se construir com foco na sustentabilidade e preocupação social.
O tecnólogo em construção da Masotti Investimentos e Construções de Indaiatuba, Edgard Simmel, explica a importância de se construir com sustentabilidade. “Muito bom falar de sustentabilidade, um assunto que me deixa animado… Estudos acadêmicos estimam que a cadeia produtiva da construção civil no Brasil seja responsável por mais da metade do volume de resíduos sólidos gerados no meio urbano. A Masotti tem ampliado seus conhecimentos no sentido de reduzir seu consumo e custos de matérias-primas. Isso significa um melhor aproveitamento dos recursos, prevenindo o desperdício e incentivando o reuso e utilização de materiais que se apliquem com sustentabilidade desde sua extração até seu descarte”, explica.
Cimento Reverso
A Masotti tem uma parceria com a Votorantim que faz a logística reversa dos sacos reaproveitando o papel Kraft e resto do cimento. A Masotti compra da Votorantim cimento e argamassa já com a garantia do serviço. A parceria nos certifica pela GFC (Green Friendly Construction), e o material reciclado se transforma em arte num processo comandado pela Recigreen – http://recigreen.eco.br/loja/
Diminuindo o uso dos Aterros
A separação de resíduos recicláveis (papel, papelão, plástico, metais, etc.) na obra melhorou muito quando a equipe se organizou e passou a utilizar sacos BAG, identificando corretamente as sobras. Isso nos permitiu destinar muito mais resíduo para a reciclagem. Quando não havia organização, a maior parte dos resíduos era destinada a aterros. Agora, restos de madeira, por exemplo, utilizada na obra que eram enviadas para aterro ou olarias, são destinadas à empresa EUCATEX que reaproveita no processo de fabricação de novas chapas de madeirite.
Reaproveitamento de Água
Uma solução simples e barata foi fazer o descarte da água de lavagem em tambores de 200 litros interligados por tubos. Despejar a água, permitindo o processo de decantação dos sedimentos. Em 24 horas, a água está pronta para ser reutilizada na limpeza de ferramentas, na cura de áreas concretadas e umidificação da área próxima ao local de trabalho quando o terreno está muito seco e insalubre. Ainda nesse mesmo contexto, um estudo fará vasos sanitários e mictórios serem alimentados com água de reuso dos lavatórios, chuveiros de vestiários, além da água de chuva e do ar condicionado dos escritórios. A idéia é padronizar os processos em todas as obras da Masotti.
Espaços naturalmente frescos
Superior das telhas dos escritórios pintadas em branco reduz significantemente a temperatura do ambiente, evitando a utilização de ar condicionado todo tempo.
Redução no Consumo de Papel Sulfite
A comunicação visual na obra segue um padrão em PVC que sugere além da reutilização a durabilidade, reduzindo em mais de 90% o uso do papel plastificado que iria para o lixo. Digitalização de atividades como conferência de serviços em campo nos permitiu extinguir a utilização do papel sulfite somado ao ganho de tempo na execução e na tomada de decisão.
Ideias simples, mas a vantagem no trabalho sustentável é tornar as obras da Masotti mais ágeis, com processos geradores de redução na produção de resíduos sólidos, fazendo descarte correto das sobras, o que também gera uma obra mais limpa. Isso inclui a redução dos gastos energéticos com iluminação e climatização, permitindo projetos apropriados onde os ambientes de trabalho sejam mais agradáveis e confortáveis, além de serem sustentáveis.
Resultado, uma obra com a qualidade do Le Jardin, um exemplo de projeto desde o seu início, inspirado no desenvolvimento sustentável de Indaiatuba. O Le Jardin está situado no ponto mais nobre do Parque Ecológico. Um edifício de alto padrão, com uma vista espetacular, numa região onde se faz tudo a pé, próximo a opções de lazer e conveniências exclusivas.
O Le Jardin nasceu referência para quem deseja morar com estilo, conforto e segurança cuja construção esteve totalmente preocupada com o meio ambiente.
Serviço:
Masotti Investimentos
Av. Francisco de Paula Leite, 970
Jardim Nely, Indaiatuba/SP
(19) 3875 6259
ES – 05/102021