ATÉ ONTEM, 14/03, INDAIATUBA REGISTRAVA 378 ÓBITOS POR COVID-19 E 15.357 CURADOS
março 15, 2021OK! ESTAMOS PROIBIDOS DE ENTRAR NOS ESTADOS UNIDOS, MAS E DAÍ?
março 15, 2021TRANSMISSÃO DA COVID-19 NAS ESCOLAS É 30 VEZES MENOR DO QUE EM OUTROS SETORES, DIZ O SECRETÁRIO
OPINIÃO
Mesmo com a insistência de algumas correntes do funcionalismo público em deixar os alunos em casa, mesmo diante dos exemplos mundiais de que as aulas não devem ser interrompidas e o alerta dos educadores mais sérios de que a paralisação escolar pode levar o Brasil a um atraso sem proporções, o Governador João Agripino Dória decretou a fase vermelha em São Paulo e deixou em aberto a volta às aulas nos Municípios. Ou seja, cada prefeito faz o que quiser com a Educação e as aulas. Se o plano não é falir o Brasil e “emburrecer” a parte que falta dos brasileiros, não sei o que tudo isso significa.
O QUE DIZ A AUTORIDADE?
A taxa de transmissão da COVID-19 nas escolas é 30 vezes menor do que em outros setores da sociedade. A avaliação é do secretário da Educação de São Paulo, Rossieli Soares. Em entrevista ao Jornal da Manhã, da Jovem Pan, nesta segunda-feira, 15, ele falou sobre os baixos índices de contaminação pelo Coronavírus no ambiente educacional e sobre os aprendizados ao longo da pandemia. “A escola é uma taxa de transmissão muito mais baixa que outros lugares, por ser um ambiente controlado. A transmissão de criança para adultos, de criança para criança, é baixíssima, praticamente não tivemos casos averiguados. De adulto para adulto é o mesmo fator, mas precisa ser cuidado”.
Segundo o secretário, num ambiente controlado, o uso de distanciamento social e o funcionamento em rodízio têm dado resultado suficiente. Considerando os baixos índices de contaminação, Rossieli Soares defende ainda a retomada das aulas presenciais, interrompidas, nesse momento, em toda rede estadual de São Paulo. De acordo com o secretário, o Estado antecipou o recesso escolar, previsto para acontecer em outubro, durante a Fase Emergencial do Plano São Paulo. Com isso, nas próximas duas semanas as atividades escolares estão paralisadas. A previsão é que as aulas sejam retomadas em duas semanas. “Entendemos que nesse momento é importante contribuir com diminuição da circulação de pessoas, antecipar o recesso para agora e daí podemos ter mais estudantes no momento que seriam os recessos”, afirmou o secretário, que defende também o recesso antecipado para a rede municipal e privada, embora ambas não estejam proibidas de continuar com as aulas presenciais. “Não há no decreto do governador João Doria nada que proíba as escolas de estarem funcionando.”
*Panflix
ES – 15/03/2021