AGENTES AMBIENTAIS ORIENTAM MUNÍCIPES SOBRE COLETA SELETIVA E UTILIZAÇÃO DAS ILHAS ECOLÓGICAS
fevereiro 11, 2022NOME DO ATOR PAULO GUSTAVO É A CHAVE USADA PARA FARRA DOS COFRES PÚBLICOS
fevereiro 15, 2022Em sessão única, apresentação explora linguagem do palhaço e obras de grandes compositores
A Orquestra Sinfônica de Indaiatuba se apresenta, neste sábado (19), em sessão única, com o espetáculo E o Palhaço, tem concerto?. O evento acontece às 19h, com entrada gratuita, e marca a inauguração do Centro Esportivo do Videiras (Amadeo Thomazeto), em Indaiatuba (SP). Para dividir o palco com os músicos nesta noite especial, também estará presente o Palhaço Azevedo, personagem do músico Mauro Braga. A regência e a direção artística são do maestro Paulo de Paula.
Realizado pela última vez em 2017, o encontro das duas artes mescla tropeços, tombos e caretas do Palhaço Azevedo às obras de compositores como Mozart, Albinoni e Carlos Gomes, criando uma atmosfera lúdica e divertida para aproveitar em família. Contudo, o concerto vai além disso. Em meio às trapalhadas de Azevedo e a execução do repertório, alguns desafios começam a se desenrolar. O motivo: o palhaço quer ser o grande solista da noite.
Para isso, ele terá que ganhar a confiança dos músicos da Sinfônica e do maestro, demonstrando as suas incríveis habilidades no violoncelo. Do outro lado dessa história, a Orquestra terá o papel desafiador de acompanhar a excêntrica mente de Azevedo, estabelecendo um diálogo entre a palhaçaria – nome dado à arte realizada por palhaços dentro e fora dos picadeiros – e as músicas, tocadas sem perder a concentração diante de tão ilustre e caricato convidado.
Os projetos ligados à Sinfônica, desde o ano de sua fundação, buscam uma contrapartida social, isto é, de fomento e democratização do acesso à música. Em paralelo com a agenda usual de concertos, a Orquestra procura se apresentar fora de teatros, em locais que possam, por diversas razões, não dispor deste tipo de arte de forma facilitada. Por exemplo, escolas e igrejas de bairros indaiatubanos como Jardim Morada do Sol, Jardim São Conrado, Campo Limpo e Itaici. Inclusive, a Orquestra está preparando mais novidades para a região – onde acontecerá o concerto deste domingo – que serão divulgadas muito em breve.
PALHAÇO AZEVEDO Personagem interpretado por Mauro Braga, violoncelista e bacharel em música pela Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), dedicando-se, por mais de uma década, às pesquisas e atuações relacionadas à linguagem do palhaço excêntrico musical. Mauro já participou do Ficho (Festival de Circo y Chou do México) e de apresentações na Orquestra Popular do Nordeste e da Orquestra Sinfônica de Indaiatuba, em outras sessões do espetáculo, promovidas entre 2016 e 2017. Circula pelo país com diversas peças e intervenções, como Canção do Beco, Azevedo Pão e Leite (com os mestres da palhaçaria Aziz Gual e Biribinha) e Das alturas de mim mesmo.
O CONCERTO Para assistir ao espetáculo é recomendado chegar alguns minutos antes do horário de início, pois os lugares serão liberados por ordem de chegada. Vale ressaltar que também é necessário levar comprovante de esquema vacinal de Covid-19 completo (duas doses ou dose única), ou pelo menos uma dose da vacina, com apresentação de resultado negativo de teste para Covid-19 do tipo PCR, realizado até 48 horas, ou do tipo antígeno, realizado até 24 horas antes da data em questão. Menores de 12 anos devem respeitar a obrigatoriedade do uso de máscaras e demais protocolos de prevenção à Covid-19.
O espetáculo E o Palhaço, tem concerto? é realizado pela AMOJI (Associação Mantenedora da Orquestra Sinfônica de Indaiatuba), com apoio da Prefeitura de Indaiatuba, por meio da Secretaria Municipal de Cultura. O Centro Esportivo do Videiras (Amadeo Thomazeto) fica na estrada municipal José Boldrini, sem número (ao lado da igreja São José), Indaiatuba (SP).
VÍDEO
Trecho de E o Palhaço, tem concerto? – Clique aqui
SERVIÇO
Espetáculo E o Palhaço, tem concerto?
Data: 19/02
Horário: 19h
Entrada gratuita
Local: Centro Esportivo do Videiras (Amadeo Thomazeto) fica na estrada municipal José Boldrini, sem número (ao lado da igreja São José), Indaiatuba (SP).
Sobre a AMOJI
A AMOJI (Associação Mantenedora da Orquestra de Indaiatuba) é responsável pela manutenção da Orquestra Sinfônica de Indaiatuba, que vem se destacando por sua intensa atuação na divulgação e popularização da música orquestral. Realizando, anualmente, mais de uma dezena de concertos gratuitos, com participação de músicos do município de Indaiatuba (SP) e solistas de renome. Também promove o Encontro Musical de Indaiatuba (EMIn), que reúne uma série de concertos com grupos artísticos da Região Metropolitana de Campinas (RMC), além de masterclasses abertos para estudantes de música de todo país.
A Associação também é responsável por gerir e administrar a Escola de Música da Orquestra Sinfônica de Indaiatuba (EMOSI) e a Orquestra Jovem de Indaiatuba (OJI). Ambas viabilizam a muitos jovens instrumentistas da cidade e região oportunidade de desenvolvimento técnico e artístico, por meio de aulas gratuitas de instrumentos musicais, além de participarem dos ensaios e apresentações da Orquestra Jovem.
*Samanta De Martino
ES – 14/02/2022
1 Comment
🙂