CONSTRUTORA MASOTTI LANÇA O RESIDENCIAL VÍVERE
novembro 18, 2021INDAIATUBA COMPLETA 10 DIAS SEM O REGISTRO DE ÓBITOS COM DIAGNÓSTICO POSITIVO PARA COVID-19
novembro 19, 2021SECRETARIAS MUNICIPAIS SE MOBILIZAM PARA REALIZAR ATENDIMENTOS DE PESSOAS EM SITUAÇÃO DE RUA
Ações tem o objetivo de acolher e orientar as pessoas em extrema vulnerabilidade social
As Secretarias de Assistência Social, Saúde, Segurança, Serviços Urbanos e Meio Ambiente de Indaiatuba, divulgaram na última quarta-feira (17), o relatório das ações de acolhimento e atendimento de pessoas em situação de rua, ocorrido nos dia 11 e 12 de novembro no município.
A Secretaria de Assistência Social divulgou um aumento de 32% de pessoas em situação de rua, comparado aos dias anteriores, sendo que a maioria das pessoas nessa situação, apresentavam demanda de banho e lanche. Todos aqueles que solicitaram atendimentos, foram atendidos pelos técnicos do serviço, de acordo com a situação apresentada.
Ao todo, cinco pessoas em situação de rua foram encaminhadas para a Comunidade Farol, local disponível em Indaiatuba que acolhe esse público, outras cinco pessoas foram encaminhadas para o Hospital Dia, mais cinco para o Centro de referência para tratamento de usuários de álcool, drogas, tabaco e outras substâncias nocivas à saúde (Caps AD) e ainda cinco pessoas foram recambiadas para cidade de origem.
Além dos atendimentos clínicos e sociais, foram realizados atendimentos referentes a documentação pessoal.
A Secretaria de Serviços Urbanos e Meio Ambiente além de dar o apoio, também disponibilizou uma equipe da zoonoses da cidade, para cuidar dos animais de estimação dessas pessoas.
As próximas ações serão realizadas semanalmente, às quintas-feiras, em todos os bairros de Indaiatuba.
A Secretaria de Assistência Social ainda solicitou para que a população auxilie os trabalhos, enviando o endereço das pessoas em situação de rua para a equipe de Abordagem Social através do telefone, 3801-4639 ou 0800 772 7721, de segunda à sexta, das 8h às 17h.
*AIPMI – Texto e imagem
OPINIÃO: Passou da hora da Prefeitura dar um destino a tantos moradores de rua, pedintes, vendedores ambulantes e “artistas” de rua que tomaram o centro da cidade, o Parque Ecológico e os semáforos. Mas também é necessário um estudo sério sobre a origem dessas pessoas. Até porque, o aumento desses indivíduos em trânsito serve de desculpa para o crescimento dos pequenos furtos de celulares, bicicletas e até botijão de gás dos quintais. O que talvez não se queira de fato mostrar é que com uma atuação pouco eficiente da Prefeitura em socorrer os que realmente precisam de cestas básicas e assistência e que residem em Indaiatuba, tem se visto aumentar as famílias em dificuldade, consequentemente a falta de segurança que Indaiatuba tem apresentado. Uma cidade rica, com orçamento 1,4 bilhões, e que ostenta o título de Cidade Maravilhosa, não poderia apresentar um resultado tão ruim em assistência de indivíduos em situação de vulnerabilidade. Sim, é o que temos visto.
ES – 18/11/2021