FAMOSA PELAS PROMOÇÕES ATRAENTES, A BLACK FRIDAY É SUCESSO NO MUNDO TODO NO MÊS DE NOVEMBRO.
novembro 14, 2023POUCO ESPAÇO E MUITO PRAZER
novembro 14, 2023SE NÃO FOSSE O CALOR SERIA O FRIO, AS GELEIRAS, O FOGO OU AS ÁGUAS. O FATO É QUE O PLANETA SEMPRE ESTEVE EM TRANSIÇÃO
“O consenso científico sobre os impactos das mudanças climáticas demarca a necessidade emergencial de transformações estruturais no nosso sistema produtivo, econômico e nas ações dos Estados e indivíduos para a contenção do aquecimento global”.
Porém, nem todos os cientistas concordam com essa tese de que a ação do homem é que pode determinar a extinção do planeta… Todas as pessoas foram e serão atingidas pelas mudanças climáticas. Essa deveria ser a principal mensagem dos que acreditam na participação do homem na sua própria extinção. Afinal, há milhões de anos a terra tem sido sacrificada pela natureza e suas reações temperamentais (inundações, meteoros, deslocamentos de placas…). E o planeta precisa disso, precisa se transformar para evoluir. E quem disse que evoluir significa exatamente preservar o Ser enquanto humano?
A reflexão acima é apenas especulativa, mas é parte de uma conclusão séria sobre o poder da natureza e até que ponto o homem tem alguma influencia sobre ele; quando sentimos, por exemplo, um calor de 10 graus a mais que pode prejudicar o abastecimento de água, de energia e a geração de um fogo devastador. Afinal, quem está no comando da terra? Com certeza não é o homem…
Ao menos cinco capitais brasileiras estão batendo o recorde de temperatura do ano nesta terça-feira (14). Com máximas que devem variar de 32°C a 41°C e termômetros até 13°C acima da média de novembro, as cidades do Centro-Oeste e Sudeste permanecem como as mais atingidas pela onda de calor.
O calor atípico registrado nos últimos dias no País é resultado da quarta onda quente deste ano. O fenômeno é comum com a aproximação do Verão, mas desta vez foi intensificado pelo El Niño, atípico também nos últimos meses, aumentando o aquecimento global provocado pelas emissões de gases de efeito estufa.
CAPITAIS MAIS QUENTES SÃO RECORDE
Belo Horizonte, Brasília, Campo Grande, Rio de Janeiro e Teresina são as capitais que podem ter marcas recorde de calor em 2023.
O Rio de Janeiro deve ter a maior variação de temperatura em relação à média para o mês. Segundo dados do Climatempo, a expectativa é que a capital fluminense registre 41°C, o que seria 13 graus acima da média de 28°C geralmente observada em novembro.
A diferença também deve ser expressiva na capital mineira. A previsão é de 38°C para Belo Horizonte, quase 11 graus superiores à média do mês.
Apesar de não estarem entre as capitais com recorde previsto para esta terça, Cuiabá, Palmas e Goiânia também devem registrar altas temperaturas nesta segunda quinzena.
CHUVAS INTENSAS ASSUSTAM
Além das altas temperaturas registradas em boa parte do País, a onda de calor também segue causando fortes chuvas na região Sul. De acordo com a meteorologista do Climatempo, Maria Clara Sassaki, as tempestades na região são uma consequência direta da massa de ar seco, que atua como uma barreira de ventos. “As frentes frias ficam presas no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina. Como elas não conseguem avançar para as demais regiões, acaba que vemos muita chuva no mesmo lugar”, explica Maria Clara Sassaki.
Os Estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e parte do Paraná seguem em alerta para tempestades. O Inmet projeta chuvas de até 60 milímetros por hora nos próximos dias, com queda de granizo e ventos intensos. Até a próxima quinta-feira (16) os acumulados podem superar os 200 milímetros entre os Estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina.
*G1/Clima e Tensão
*Imagem Google
ES – 14/11/2023