MORADOR DE BAIRRO DE INDAIATUBA SEM ASFALTO MANDA CARTA AO PRESIDENTE DA CÂMARA MUNICIPAL
janeiro 31, 2022AUMENTO DE ÁGUA E ESGOTO COMEÇA A VIGORAR EM MARÇO – DIZ O SAAE
fevereiro 1, 2022Retorno foi orientado conforme Plano SP , mas prefeitura de Indaiatuba não esclareceu se o passaporte de vacina será exigido
A Secretaria de Educação de Indaiatuba informa que terça-feira, 8 de fevereiro, é a data para a volta às aulas dos alunos matriculados nas escolas municipais.
O retorno para os coordenadores e gestores aconteceu no dia 24 de janeiro e para os docentes no dia 3. Neste período, os profissionais participaram de formação para implantação do Sistema Sesi de Ensino, que será utilizado por mais de 20 mil alunos da Educação Infantil (Etapas I e II) e Ensino Fundamental I (1º ao 5º ano).
O Plano SP determina o retorno presencial obrigatório para todos os alunos, com o objetivo de garantir o acesso e a frequência dos estudantes da Educação Básica à unidade escolar. Nesse contexto, as escolas municipais seguirão um rigoroso protocolo de biossegurança aprovado pela Secretaria Municipal de Saúde e Secretaria Municipal da Educação, de acordo com as deliberações do Plano SP. O uso de máscara e garrafa individual de água são obrigatórios. Todas as unidades possuem dispenser de álcool em gel na entrada e em todas as salas de aula para a higienização frequente das mãos. A limpeza das áreas comuns acontecerá várias vezes ao dia. Alunos e profissionais com qualquer sintoma gripal não devem ir à aula presencial e a unidade escolar deve ser comunicada. Conforme a Lei Municipal nº 7.122/19 todas as crianças matriculadas nas escolas municipais devem estar com a carteirinha de vacinação atualizada
Contato com a escola
As famílias devem manter um contato de WhatsApp ativo com a escola em que o filho está matriculado, pois todas as informações pertinentes à vida escolar do aluno serão passadas por este canal de comunicação. Dúvidas podem ser esclarecidas nas próprias unidades escolares, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, ou na Secretaria de Educação pelo telefone 3801-9191.
Novo material
O convênio firmado pela Administração Municipal com o Sesi no ano passado prevê material didático para os alunos e profissionais, além de capacitação presencial e on-line para professores, gestores e técnicos das 44 unidades escolares envolvidas na parceria. Com investimento de R$ 4.399.704,26 o convênio beneficiará mais de 20 mil alunos.
Cada aluno, de acordo com o nível que estuda, receberá no início do ano letivo um kit contendo livros didáticos. Pré-Escola: Movimento do Aprender- Livro Integrado e encartes de apoio; Ensino Fundamental: Movimento do Aprender: Ciências da Natureza, Ciências Humanas, Matemática, Língua Portuguesa, Saiba Mais, Muitos Textos … Tantas Palavras e encartes para a Disciplina de Arte.
Os alunos de 1º e 2º anos também receberão um material de apoio para a alfabetização. Já os professores receberão o Livro do Professor com orientações didáticas para a prática em sala de aula.
Reformulação das salas de aula
A Administração Municipal promoveu em 2021 uma reformulação nas salas de aula da Rede Municipal de Ensino. O investimento superou R$ 60 milhões, que incluíram a implementação de diversas ferramentas tecnológicas, tais como: notebooks para os professores, tablet com internet para os alunos e kit com projetor interativo, lousa digital e computador com internet. Também foram comprados climatizadores para proporcionar um ambiente mais confortável para as crianças e servidores. A Secretaria de Educação ainda adquiriu o Sistema Sesi de Ensino e contratou a formação Transformação Digital Google For Education para os professores.
*AIPMI
OPINIÃO: Palavra da Prefeitura: “Alunos e profissionais com qualquer sintoma gripal não devem ir à aula presencial e a unidade escolar deve ser comunicada. Conforme a Lei Municipal nº 7.122/19 todas as crianças matriculadas nas escolas municipais devem estar com a carteirinha de vacinação atualizada”…. Em Indaiatuba, tudo que diz respeito a exigência sobre vacinas nunca fica bem esclarecido. A Prefeitura faz questão de deixar a informação subliminar. O texto sobre aulas presenciais não deixa claro se a criança pode ou não frequentar as aulas sem comprovante de vacina da COVID-19. A carteirinha de vacinação atualizada sempre foi uma exigência, mesmo antes da COVID-19. A pergunta é: Por que a Prefeitura de Indaiatuba não assume de vez que faz tudo o que o Dória manda? Lembro que em um evento recente, apoiado pela prefeitura, o convite exigia o comprovante de vacina completo, mas na hora, na entrada do evento, não foi solicitado. Querer agradar a todos não é uma boa estratégia quando o assunto é política pública. O cidadão precisa saber exatamente o que a lei exige dele. Assim, a informação correta deveria ser: SÓ SERÁ PERMITIDO O RETORNO ÀS AULAS PRESENCIAIS DOS ALUNOS VACINADOS CONTRA A COVID-19. /OU: NÃO SERÁ EXIGIDO COMPROVANTE DE VACINA CONTRA COVID-19 NO RETORNO ÀS AULAS PRESENCIAIS.
ES – 31/01/2022