ATUALIZAÇÃO DA COVID-19 EM INDAIATUBA
maio 31, 2021PFIZER PEDE AVAL PARA USO DE VACINA CONTRA COVID EM ADOLESCENTES NO BRASIL
junho 1, 2021O dólar amanheceu em baixa e a Bolsa em alta com a notícia desta manhã de 01/06 de que a economia brasileira volta ao patamar da pré-pandemia, e todos os componentes do índice registraram resultados positivos. Na comparação, o Brasil cresceu 1,2% (em valores correntes, chegou a R$ 2,048 trilhões) mais do que a China que no mesmo período bateu 0,5%. Na análise geral dos especialistas, estamos garantindo a economia de longo prazo, e o Brasil deve seguir com o que está dando certo.
O Produto Interno Bruto (PIB) é um dos principais termômetros para medir o desempenho da economia, ou seja, quanto mais alto, maior foi a geração de riquezas de um País, Estado ou Município em um determinado espaço de tempo. O PIB é divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) a cada três meses, correspondendo sempre ao trimestre imediatamente anterior à data de divulgação. O indicador leva em consideração todos os produtos e serviços finais produzidos, e no caso brasileiro ele é dividido entre a prestação de serviços, a atividade agrícola e a produção industrial.
O resultado veio acima das previsões dos analistas, que passaram a revisar para cima a perspectiva para a recuperação da economia brasileira depois do tombo de 4,1% registrado em 2020. O recrudescimento da pandemia do Coronavírus a partir de fevereiro foi menor do que o esperado, segundo dados da atividade econômica divulgados nos últimos meses, e agentes do mercado passaram a ver o PIB encerrando 2021 com alta de até 5%. Ao contrário da primeira onda da Covid-19, que forçou o fechamento total de comércios e indústrias, além de restringir a circulação de pessoas, a piora da crise sanitária no fim do terceiro trimestre deste ano — apesar do crescimento do recorde no número de mortos e infectados —, não afetou diretamente a recuperação econômica observada desde o segundo semestre de 2020.
*JPN – Imagem Google
ES – 01/06/2021