A ADVI CONVIDA PARA UMA NOITE GRATUITA E INESQUECÍVEL DE RISADAS E DIVERSÃO. INSCREVA-SE E PARTICIPE!
dezembro 4, 2024MAIS DA METADE DAS OBRAS FEDERAIS ESSENCIAIS PARA OS BRASILEIROS ESTÃO PARADAS
dezembro 5, 2024Todas as cidades do planeta acumulam em média 1,3 bilhão de toneladas de resíduos sólidos por ano, o que representa 1,2 quilos de resíduos por pessoa, diariamente. Com o rápido crescimento populacional e urbanização, espera-se que o acúmulo de materiais suba para 2,2 bilhões de toneladas até 2025.
Atualmente, os países que mais produzem lixo no planeta são a China, os Estados Unidos e, pasmem! O Brasil.
De acordo com o relatório sobre geração de lixo urbano no mundo chamado “What a waste: A global review of solid waste managemet” (em português: “Que desperdício: Um relatório global sobre a gestão de resíduos sólidos”) feito pelo Banco Mundial, os números não são positivos.
O Brasil é o País que mais gera resíduos no mundo. Em 2012, começou a ter mais de 149 mil toneladas de lixo por dia, em 2018, aproximadamente 229 mil toneladas e em 2025 projeta-se mais de 330 mil.
Apesar de 30% de todo o lixo do Brasil ter potencial para a reciclagem, de acordo com dados do Plano Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), apenas 3% é reaproveitado.
INDAIATUBA
Na cidade, as Ecológicas e Ecopontos são locais públicos destinados para o descarte de diferentes tipos de materiais.
As Ilhas Ecológicas devem ser utilizadas somente para o descarte de materiais recicláveis, como papel, plástico, vidro e metal. Grandes objetos, a exemplo dos móveis velhos e entulhos de pequenas reformas, devem ser direcionados aos Ecopontos, locais maiores e preparados para receber esse tipo de material.
Nos Ecopontos também é possível levar pneus velhos, restos de podas de árvores, eletroeletrônicos, lâmpadas, pilhas, baterias e óleo de cozinha usado.
Indaiatuba possui 38 Ilhas Ecológicas espalhadas por todo município e quatro Ecopontos. Confira os endereços no link:
https://indaiatuba.sp.gov.br/urbanismo/coleta-seletiva/
Respeite o planeta e descarte seu lixo em local correto e apropriado.
ES – 05/12/2024