COVID-19 PARECE CONTROLADA EM INDAIATUBA
agosto 26, 202107 DE SETEMBRO NA PAULISTA DEVE ENTRAR PARA HISTÓRIA
agosto 27, 2021MULHERES EMPREENDEDORAS DE INDAIATUBA
Elas respondem sobre empreendedorismo, negócios, investimentos, carreira e vida pessoal para o Portal Metamorfose Opinião acesse o LINK NA BIO… www.metamorfoseopiniao.com.br
Vânia Albertini
PROPRIETÁRIA DA NOVA LOJA MODA ATUAL
Partindo do princípio que por ser mulher, empreender é um exercício diário em buscar se superar, a pergunta é: Quando você desejou começar a empreender, havia uma afinidade entre você e o negócio escolhido?
VÂNIA: No meu caso, não havia afinidade, minha mãe foi quem começou o negócio. Com o tempo, fui me envolvendo e pouco tempo depois parecia mesmo que eu tinha nascido para o ramo.
Antes de desejar empreender, passou pela sua cabeça que não teria muito tempo livre para você mesma?
VÂNIA: Sim. Quando você deseja o sucesso, em troca deve oferecer muita dedicação e compromisso. Isso nos deixa com pouco tempo livre. Faz parte.
Quando o assunto é empreender; ser mulher dificulta as coisas?
VÂNIA: Embora a Nova Loja venda e alugue trajes para ambos os sexos, em geral são as mulheres que detém o poder da escolha. Nesse caso, só me ajudou.
É preciso experiência anterior de liderança para uma mulher empreender?
VÂNIA: Ser líder é um exercício constante. Mas penso que a experiência seja sempre bem vinda. Porém, nunca se sabe tudo e aprender é um esforço diário até para um líder que, normalmente, sabe mais do que outros.
Empreendedorismo é sinônimo de independência? Como driblar os desafios de ser tudo ao mesmo tempo (profissional, mulher, esposa, mãe de família, dona de casa…) e não enlouquecer ou sofrer de ansiedade?
VÂNIA: Empreendedorismo é sinal de independência, mas tem seu preço. É um mix de ônus e bônus, e nesse País com tantos encargos, é quase que desestimulante manter-se aberto sem dívidas e gerando empregos. É um desafio para o qual se precisa de disposição, desprendimento e coragem.
Dá pra empreender sozinha?
VÂNIA: Que dá, dá! Mas o desafio é muito maior sozinha. Afinal, é a união que faz a força.
Uma ideia brilhante e inovadora é?
VÂNIA: A que explora novas oportunidades e soluciona problemas insistentes de maneira prática.
Qual foi sua última ideia empreendedora?
VANIA: São 49 anos de empresa. Há cinco anos, decidimos explorar mais o universo das noivas e abrimos outra loja. Tem sido desafiador, porém, foi uma decisão acertada.
Você costuma investir? Qual é a sua dica?
VÂNIA: Aumentar seus negócios de maneira pensada e bem planejada é uma boa dica de investimento. Contudo, aumentar o patrimônio requer muito cuidado. Ampliar deve significar agregar e aumentar os rendimentos. Do contrário o empreendedor só aumenta os custos.
Qual foi o último cuidado ou desejo que você dedicou a si mesma?
VÂNIA: Na semana passada consegui fazer pé e mão, mas o cabelo, que demanda mais tempo, está na espera faz um tempo. (rs).
Qual sua prioridade num fim de dia exaustivo, sono ou banho?
VÂNIA: Banho sempre vem antes de um bom soninho tranquilo.
ES – 28/08/2021