19/08 – INDAIATUBA NÃO REGISTRA ÓBITOS COM DIAGNÓSTICO POSITIVO PARA COVID-19
agosto 19, 2021SENADOR MARCOS DO VAL (PODEMOS) SEM PAPAS NA LÍNGUA
agosto 19, 2021MULHERES EMPREENDEDORAS DE INDAIATUBA
Elas respondem sobre empreendedorismo, negócios, investimentos, carreira e vida pessoal para o Portal Metamorfose Opinião
Partindo do princípio que por ser mulher, empreender é um exercício diário em buscar se superar, a pergunta é: Quando você desejou começar a empreender, havia uma afinidade entre você e o negócio escolhido?
SILBENE: Sim sempre gostei de trabalhar com pessoas, fui bancária durante anos e depois comerciante. Agora, trabalhando com prestação de serviços patrimoniais, sinto que sempre estive alinhada ao meu talento para lidar com gente.
Antes de desejar empreender, passou pela sua cabeça que não teria muito tempo livre para você mesma?
SILBENE: Acredito que quando se tem uma agenda bem definida, pautada em prioridades, conseguimos dar conta de tudo. Penso ainda que a grande dica seja otimizar o tempo.
Quando o assunto é empreender, ser mulher dificulta as coisas?
SILBENE: No passado sim. Provar capacidade é condição básica de um empreendedor e havia um esforço dobrado, sendo eu uma mulher. Hoje, as coisas mudaram, não preciso provar mais nada a ninguém. E sim, sou uma mulher que concorre em pé de igualdade com qualquer concorrente.
É preciso experiência anterior de liderança para uma mulher empreender?
SILBENE: O que precisa mesmo é ter vontade.
Empreendedorismo é sinônimo de independência? Como driblar os desafios de ser tudo ao mesmo tempo (profissional, mulher, esposa, mãe de família, dona de casa…) e não enlouquecer ou sofrer de ansiedade?
SILBENE: Uma mulher empreendedora não necessariamente é um indivíduo independente, até porque, a independência é uma conquista nem sempre solitária, muitas vezes, conquista-la vai depender de um trabalho conjunto. No meu caso, viúva e sem filhos, conto com uma boa equipe que eu mesma escolhi. Algumas vezes, mesmo um trabalho bem feito carece de um resultado satisfatório, mas a resiliência e a insistência fazem parte do sucesso.
Dá pra empreender sozinha?
SILBENE: Claro. Quase sempre planejamento e estratégia nascem de uma ideia solitária. Tocar pra frente é basicamente suor.
Uma ideia brilhante e inovadora é?
SILBENE: A que deu certo. (rs)
Qual foi sua última ideia empreendedora?
SILBENE: Aperfeiçoar a capacitação dos profissionais da limpeza, acrescentando uma teoria que inclui dicas pessoais de comportamento e controle emocional.
Você costuma investir? Qual é a sua dica?
SILBENE: Confesso que não tem me sobrado muito para investir, mas ultimamente tenho me informado sobre mercado financeiro. Penso em fazer uma experiência.
Qual foi o último cuidado ou desejo que você dedicou a si mesma?
SILBENE: Uma escova no cabelo. Eu me cuido. (rs)
Qual sua prioridade num fim de dia exaustivo, sono ou banho?
SILBENE: Com certeza um banho demorado seguido de um sono profundo com mais de 6 horas.
ES – 19/08/2021