PAIS, VOCÊS TEM CERTEZA SOBRE VACINAR CRIANÇAS E ADOLESCENTES?
agosto 17, 2021VINTE E CINCO ESTABELECIMENTOS DE INDAIATUBA PARTICIPAM DE EVENTO GASTRONÔMICO ESTE MÊS
agosto 18, 2021MULHERES EMPREENDEDORAS DE INDAIATUBA
Elas respondem sobre empreendedorismo, negócios, investimentos, carreira e vida pessoal para o Portal Metamorfose Opinião
Priscila Sugaya é executiva da PR Administradora de Condomínios
Partindo do princípio que por ser mulher, empreender é um exercício diário em buscar se superar, a pergunta é: Quando você desejou começar a empreender, havia uma afinidade entre você e o negócio escolhido?
PRISCILA: Quando eu desejei empreender, eu já tinha afinidade com a área de administração de condomínios porque, além de advogada eu já trabalhava na área, o que tornou tudo bem mais fácil. A princípio, eu achava que poderia oferecer mais atenção para os clientes, com o tempo, entendi que eu poderia ser mesmo um diferencial de qualidade e excelência na rotina dos condomínios, só dependia de mim.
Antes de desejar empreender, passou pela sua cabeça que não teria muito tempo livre para você mesma?
PRISCILA: Eu imaginei que dali para frente eu tivesse alguma dificuldade já que eu sou casada, tenho uma família para cuidar e outros compromissos. Na época, ainda fazia alguns cursos de especialização. Mas acreditei e apostei que com o tempo e uma boa equipe as coisas iriam se ajustar. E não é que eu acertei?
Quando o assunto é empreender, ser mulher dificulta as coisas?
PRISCILA: Depende do ângulo que você se propõe a enxergar os obstáculos. Ser mulher aumenta o esforço, sem dúvida. Além disso, no início, eu tinha de provar que era boa quase que o tempo todo, não só para o outros, mas para mim mesma. Com a maturidade a gente vai se aprimorando na postura de conhecedora do assunto, acho até que quando as pessoas pensam em sucesso, é disso que elas estejam falando. Hoje, tiro de letra as situações em que tenho de enfrentar qualquer preconceito, mesmo que ele seja velado.
É preciso experiência anterior de liderança para uma mulher empreender?
PRISCILA: A mulher nasce com um instinto nato de liderança. Com o tempo, algumas tornam o lado ousado e intuitivo da liderança uma razão profissional para empreender, outras não. Acho que faço parte do primeiro grupo.
Empreendedorismo é sinônimo de independência? Como driblar os desafios de ser tudo ao mesmo tempo (profissional, mulher, esposa, mãe de família, dona de casa…) e não enlouquecer ou sofrer de ansiedade?
PRISCILA: Não, empreendedorismo não é sinônimo de independência, pelo contrário, um bom empreendedor valoriza o trabalho em equipe. No dia a dia a gente passa a contar mais com a ajuda dos colaboradores e a compreensão da família. Na verdade, não há uma receita mágica, o importante é entender que muitos problemas não são seus, e que a maioria das coisas tem resposta ou solução, ainda que desfavoráveis; isso tudo evita muita ansiedade e permite viver uma vida saudável além do trabalho.
Dá pra empreender sozinha?
PRISCILA: Quando se acredita num projeto e na própria capacidade de realiza-lo, sim, dá para empreender sozinha. Einstein já dizia: Há uma força motriz mais poderosa do que o vapor, a eletricidade ou a energia atômica: A vontade.”.
Uma ideia brilhante e inovadora é?
PRISCILA: A união de pessoas em torno de um mesmo projeto e que partilham da mesma “rebeldia” é sempre uma idéia inovadora. Ninguém faz sucesso sozinho.
Qual foi sua última ideia empreendedora?
PRISCILA: Um “insight” que eu tive ao realizar um trabalho difícil e não cobrar nada por ele. Enxerguei um investimento no nada, que me rendeu muitas indicações, e consequentemente, novos clientes. Chamo de um risco calculado. Isso é coisa que só um empreendedor entende.
Você costuma investir? Qual é a sua dica?
PRISCILA: Quando me sobra eu costumo guardar. Ultimamente, eu tenho me aventurado em bolsa de valores e aplicações com um pouco mais de risco.
Qual foi o último cuidado ou desejo que você dedicou a si mesma?
PRISCILA: Um procedimento estético com a Dra. Lorena Todt – o PLEXR
Qual sua prioridade num fim de dia exaustivo, sono ou banho?
PRISCILA: Claro que o banho, mas… (rs)
ES – 17/08/2021