BOLSONARO DISCURSA EM GOIÁS: “PRESO, MORTO OU VITORIOSO”
agosto 30, 2021EM EM INDAIATUBA JÁ SÃO 100 MIL IMUNIZADOS COMPLETAMENTE CONTRA A COVID-19
agosto 30, 2021MULHERES EMPREENDEDORAS DE INDAIATUBA
Elas respondem sobre empreendedorismo, negócios, investimentos, carreira e vida pessoal para o Portal Metamorfose Opinião acesse o LINK NA BIO… www.metamorfoseopiniao.com.br
Caroline Ferraz
Proprietária da Bamboo Garden Paisagismo e Ôshi Coworking
Partindo do princípio que por ser mulher, empreender é um exercício diário em buscar se superar, a pergunta é: Quando você desejou começar a empreender, havia uma afinidade entre você e o negócio escolhido?
CAROL: Sim. Eu estudei muito para isso. Formei-me em Engenharia agronômica pela Esalq – USP e fiz curso técnico de paisagismo em duas escolas reconhecidas pelo MEC. Minha família sempre lidou com plantas e, embora eu seja de São Paulo Capital, sempre vivi no meio rural.
Antes de desejar empreender, passou pela sua cabeça que não teria muito tempo livre para você mesma?
CAROL: · Penso que não necessariamente. Mas naquela época, o que nós queríamos era construir algo sólido, nem que isso nos sacrificasse por um período. Nesse contexto, para competir num mercado machista, uma mulher de negócios tinha a obrigação de passar uma imagem séria, quase masculinizada, alguém que vivesse quase que exclusivamente para sua empresa.
Quando o assunto é empreender; ser mulher dificulta as coisas?
CAROL: Em minha profissão as coisas dificultam muito quando o assunto é ir a campo. Lidar com obra e operários, o que em tese é mais “respeitado” como trabalho para homens, é um pouco mais complicado. Mas quando a gente mostra conhecimento sobre o assunto e competência, acompanhados daquele jeitinho que só as mulheres têm de pensar e agir, acaba se transformando em um benefício. Sem contar o ganho dos projetos com um olhar mais feminino sobre os espaços de jardim, dificilmente avaliado por homens, e que traz um benefício por si só. Mas é óbvio que alinhar a aparência feminina com a necessidade de trabalhar num universo mais masculino, é um desafio diário.
É preciso experiência anterior de liderança para uma mulher empreender?
CAROL: ·Em primeiro lugar, penso que deve se ter autoconfiança e conhecimento do que se propõe a empreender. E embora a experiência sempre conte, a liderança é característica da personalidade de uma pessoa, mesmo que ela venha de uma dona de casa que só lida com a própria família.
Empreendedorismo é sinônimo de independência? Como driblar os desafios de ser tudo ao mesmo tempo (profissional, mulher, esposa, mãe de família, dona de casa…) e não enlouquecer ou sofrer de ansiedade?
CAROL: Acho que sofrer de ansiedade faz parte. Que empresário consegue parar de pensar nos boletos? Rsrsrs. Mas tentar organizar o tempo em horas de casa e horas de trabalho já é um pequeno passo para não enlouquecer.
Dá pra empreender sozinha?
CAROL: Sozinho ninguém consegue nada. Tem de ter pessoas de confiança caminhando ao seu lado. Não precisa ser gente técnica ou entendida do seu negócio, mas ter uma rede de apoio é essencial. Porém, hoje, há uma empatia muito grande principalmente entre mulheres, e não incomum em clientes homens, sobre entender a necessidade humana e pessoal do profissional que ali está. Acho que desde quando comecei, há 15 anos, nunca foi tão fácil conseguir empatia e sucesso somente sendo transparente em tudo, além de prestar um serviço de excelência, claro.
Uma ideia brilhante e inovadora é?
CAROL: Conseguir alinhar a profissional de qualidade, que atende cada vez mais clientes, aos 07 dias na semana, 24 horas por dia; versus a mãe zelosa, mulher feminina e casa arrumada. Quem tiver essa ideia inovadora, com certeza irá brilhar! (rs).
Qual foi sua última ideia empreendedora?
CAROL: De uns tempos para cá, as lojas físicas foram perdendo espaço para as virtuais, tornando as compras na Internet bem mais práticas, rápidas e seguras. Penso que empreendemos quando fechamos o Garden – loja física – o que otimizou o negócio, abrindo mais espaço para o segmento de serviços: projetos, atendimentos agronômicos e implantações de jardim. Assim também, sobrou mais tempo para atender o cliente de uma forma exclusiva; e consequentemente um tempinho a mais para a Carol, pessoa física. Ah, claro! Agora posso ir às compras com o cliente, caso ele precise.
Você costuma investir? Qual é a sua dica?
CAROL: Eu tenho um perfil investidor. Tenho uma consultora de investimentos, e é ela quem orienta as melhores oportunidades.
Qual foi o último cuidado ou desejo que você dedicou a si mesma?
CAROL: Nem me lembro!!! (rs)
Qual sua prioridade num fim de dia exaustivo, sono ou banho?
CAROL: Sono. Não me lembro de ter tido insônia na vida. Parar pra mim significa relaxar. Corpo relaxado sono dobrado. Mas claro que um banho antes é tudo de bom.
ES – 30/08/2021