MORRE AOS 84 ANOS O EX-PREFEITO DE INDAIATUBA CLAIN FERRARI
janeiro 31, 2022VOLTA ÀS AULAS PRESENCIAIS NA REDE PÚBLICA DE INDAIATUBA – COM OU SEM PASSAPORTE?
janeiro 31, 2022MORADOR DE BAIRRO DE INDAIATUBA SEM ASFALTO MANDA CARTA AO PRESIDENTE DA CÂMARA MUNICIPAL
A Secretaria de Segurança Pública de Indaiatuba informa que a Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros mantêm o monitoramento nos bairros Itaici, Recreio Campestre de Viracopos, Caminho da Luz e Pimenta, que apresentaram pontos de alagamento em virtude das chuvas do fim de semana. No domingo (30), o rio Jundiaí transbordou e a Defesa Civil efetuou a retirada de três famílias que ficaram ilhadas em suas residências na região das chácaras do Mosteiro de Itaici. As famílias foram atendidas e abrigadas em casas de parentes.
Segundo informou a Defesa Civil, na manhã desta segunda-feira (31) o volume de água do rio Jundiaí abaixou, o que resolveu a situação de alagamento na região. O trabalho de monitoramento continua.
De quinta-feira (28) a domingo (30) foram registrados 193.5 mm de chuvas em Indaiatuba. No fim de semana o volume de chuvas foi de 145,1 mm, sendo 131,6 mm concentrados em apenas 24 horas, das 7h de sábado (29) às 7h de domingo (31), o que é um volume considerado bastante alto para um curto intervalo de tempo.
No domingo, além de Itaici foram registrados pontos de alagamento no Recreio Campestre de Viracopos, com água invadindo o quintal de residências que ficam às margens do córrego, mas à noite já era possível trafegar pelo local.
O Rio Jundiaí também transbordou nas regiões do Caminho da Luz, no bairro Tombadouro, e do Bairro Pimenta. Apesar da água atingir algumas ruas, não foram registrados alagamentos em residências nesses dois pontos.
A Secretaria de Serviços Urbanos e Meio Ambiente informou que as chuvas também acarretaram a queda de oito árvores na área urbana e que o trabalho de retirada dos galhos deve ser concluído nesta segunda-feira. Nenhuma rua ficou obstruída.
*AIPMI com imagem
EM RESPOSTA A MATÉRIA, MORADOR MANDA CARTA AO PRESIDENTE DA CÂMARA
Indaiatuba, 01/02/2022
Caro Senhor Presidente da Câmara Municipal de Indaiatuba
Jorge Luís Lepinsk
Fomos informados através da imprensa local, que a Secretaria de Segurança Pública de Indaiatuba, a Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros mantêm o monitoramento do bairro Recanto Campestre Internacional de Viracopos, que em virtude das fortes chuvas apresenta pontos de alagamento dia sim – dia não.
Ao longo da última semana, moradores gravaram vídeos denunciando as péssimas condições das ruas, as fendas e buracos abertos na via pública sem asfalto e que impossibilitam o acesso às casas, além do perigo produzido pela enxurrada que mais parece um rio. Como o senhor pode ver não se trata apenas de pontos de alagamento. Além disso, o socorro só chega até o início da rua para averiguar se há desabamento ou situação de risco de desmoronamento eminente. O que não resolve o dilema dos moradores do bairro.
Ainda o domingo (30/01), no bairro Recanto Campestre Internacional de Viracopos, a senhora Sirley Rodrigues gravou um vídeo para mostrar que o morador idoso se encontrava ilhado em sua casa, com meio metro de água invadindo o quintal e sem acesso a rua. São nesses momentos também que a energia acaba e o contato com os vizinhos fica impossível. Passada a chuva, muitas famílias perderam móveis, eletrodomésticos e alimentos, sem contar as outras consequências num bairro sem infraestrutura e asfaltamento: Comprometimento da circulação de automóveis e transporte público, entrega de correspondências, problemas de segurança, etc…
A pergunta que nós, moradores do bairro Recanto Campestre Internacional de Viracopos fazemos é: De quem é a responsabilidade, caso algum morador passe mal ou adoeça durante o período de chuvas, e o mesmo não venha a ser socorrido por falta de acesso para um resgate, ambulância ou mesmo a polícia?
Nós moradores fomos informados por um representante da Justiça que a responsabilidade é do Prefeito. Que se um morador não sobreviver a espera por um resgate, a culpa é do chefe do Executivo Municipal. E mais uma vez nós perguntamos: O que os senhores vereadores e prefeito pretendem fazer a respeito?
Os moradores do Recanto Campestre Internacional de Viracopos agradecem as providências urgentes a serem tomadas para que problemas mais sérios não agravem a situação do nosso bairro e dos cidadãos.
Atenciosamente,
Rogério Rodrigues Ferrabraz
MORADOR DO RECANTO CAMPESTRE INTERNACIONAL DE VIRACOPOS