O BOM DE CAMA (Hot Flowers)
maio 21, 2024MUDANÇA BRUSCA DE TEMPERATURA DEVE ACONTECER NO PRÓXIMO FERIADO
maio 23, 2024Dados da Epamig – Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais – revelam que, em 2020, o Estado mineiro contava com cerca de 50 fabricantes de vinho. Hoje, esse número já caminha para a casa dos 100 produtores com mais de mil hectares de vinhedos registrados.
Ainda de acordo com a Epamig, quando toda a área plantada em Minas Gerais estiver em produção, serão cerca de 4 mil toneladas de uva e 2,4 milhões de litros de vinho, com estimativa que o mercado movimente R$ 120 milhões por ano.
No Brasil, onde a preferência nacional ainda é a cerveja, o consumo de vinho tem aumentado significativamente. Uma pesquisa realizada pelo Ibravin – Instituto Brasileiro do Vinho – comprovou que o consumo de vinho tem aumentado gradativamente em todo País. Além disso, embora a vinicultura possa ser considerada nova quando comparada a outros países, ela tem se fortalecido e gerado crescimento econômico e muito trabalho no Brasil. Ainda de acordo com a mesma pesquisa, o vinho já é a bebida preferida de 49% dos brasileiros.
VINHO E INOVAÇÃO EM MINAS
Se Minas Gerais vem se firmando como uma região expoente para a vitivinicultura, impulsionados pelo crescimento do mercado, em julho de 2024, o Estado ganha seu primeiro wine bar flutuante, o Almas Gerais. Com aporte de R$ 1,5 milhão, o restaurante, com formato de uma chalana, vai circular pela represa do Funil, que compreende 40,49 km², nos municípios de Bom Sucesso, Perdões, Ijaci e Ibituruna. O empreendimento integra o casting de experiências de um inovador projeto Enoturístico no Sul do Estado, a Enovila.
Diferentemente de outros empreendimentos similares, este – que irá margear o Vivert Reserva da Mata, condomínio a 30 minutos de Lavras – terá um diferencial peculiar: Não ficará ancorado. Circulará pelo dique durante todo o seu funcionamento.
Es – 21/06/2024