OPINIÃO: RENAN CALHEIROS ACHA QUE NO SEU “ROTEIRO ÓBVIO” NÃO CABE INVESTIGAR A CORRUPÇÃO DE GOVERNADORES E PREFEITOS
maio 19, 2021GOVERNO DO ESTADO ANUNCIA NOVAS DIRETRIZES PARA O PLANO SÃO PAULO
maio 20, 2021Implantado há sete anos em Indaiatuba pelo SAAE – Serviço Autônomo de Água e Esgoto, na Estação de Tratamento de Água da Vila Avaí (ETA I), o Centro de Controle da Operação (CCO), é o emprego de tecnologia de ponta a serviço da eficiência na gestão do sistema de abastecimento de água, da captação até a distribuição.
O Sistema Integrado de Monitoramento, Controle, Simulação e Tomada de Decisão (SIMCOST), controla e monitora 57 reservatórios, 14 elevatórias de água tratada, 10 válvulas de acionamento remoto, 23 pontos de macromedição de água tratada, sete pontos de macromedição de água bruta e os níveis operacionais da Represa do Mirim e de seu poço de Drenagem; localizado no barramento da mesma, mostrando em tempo real a situação de cada Unidade Remota. A comunicação é feita via radiofrequência e atualmente está sendo substituída por fibra ótica, uma tecnologia de comunicação mais atual, onde partem da Estação de Tratamento de Água (ETA I), da Vila Avaí, e a centralização é registrada no microcomputador do CCO, onde as informações são visualizadas nos monitores, ininterruptamente.
Os níveis, vazões e parâmetros remotos necessários para o funcionamento de cada Estação são lidos e repassados pelo computador do CCO a cada Estação Remota. Este sistema possibilita além de monitorar e atuar sobre os parâmetros de interesse à distância, simular as demandas de água, otimizar os sistemas de bombeamento, otimizar os estudos de controle de perdas, verificar as possíveis intervenções operacionais e avaliar o impacto destas intervenções na rede de abastecimento como um todo, elevando a eficiência e a qualidade dos serviços prestados pelo Saae à população de Indaiatuba. O CCO opera de forma ininterrupta e conta com 11 funcionários responsáveis pelas diversas atividades atribuídas ao setor.
O Centro de Controle foi implantando através do Programa de Redução de Perdas, que tem como objetivo melhorar a eficiência do sistema de abastecimento e diminuir o desperdício de água tratada, visando minimizar os problemas com a escassez hídrica, aumentando a vida útil dos mananciais com a redução do volume de água a ser captada e tratada.
Entre as principais ações do programa, que estão sendo desenvolvidas, além da implantação do CCO, se destacam: setorização, instalação de válvulas redutoras de pressão (VRP’s), pesquisa de vazamentos, substituição de redes e adutoras antigas e substituição de hidrômetros com mais de cinco anos de uso.
*AIPSAAE
ES – 19/05/2021