FÔLEGO: TARCÍSIO DE FREITAS LANÇA CAMPANHA PARA REDUZIR ENDIVIDAMENTO DE EMPRESAS PAULISTAS
novembro 24, 2023CAFÉ SOCIAL: OPORTUNIDADES PARA INVESTIMENTOS EM AÇÕES SOCIAIS DE INDAIATUBA
novembro 24, 2023Se você é um apreciador de vinho, já deve ter pensado alguma vez se vale a pena investir numa adega climatizada para sua casa. Afinal, nem sempre se compra vinho para tomar naquele momento, e um bom lugar onde guardar as garrafas é necessário. Considere isso quando for construir ou reformar a casa.
Mas a adega é muito mais do que só um lugar para guardar vinhos: Ela ajuda a conservá-lo, evitando que ele estrague e oferecendo as melhores condições para que o vinho envelheça. Assim, uma adega climatizada é capaz de manter o vinho em condições de luz e temperatura para conservação.
Em alguns casos, o vinho se favorece do tempo para ampliar suas qualidades. O envelhecimento pode alterar suas propriedades de forma positiva, desde que feito da forma correta e em boas condições. Alguns vinhos são desenvolvidos justamente para serem tomados muitos anos depois que foram engarrafados. Ou seja, para envelhecer bem, um vinho precisa ser protegido do oxigênio e do calor.
O contato com o oxigênio excessivo leva a um processo químico conhecido como oxidação do vinho, alterando seu sabor, seu aroma e sua cor de maneira negativa, fazendo com que ele perca seu frescor. Já o calor deteriora o vinho, fazendo com que ele evolua muito rápido e com baixa qualidade.
Segundo Arthur Azevedo, vice-presidente da Associação Brasileira de Sommeliers/SP, a adega também não pode ser tão fria quanto uma geladeira. Em longo prazo, ela retarda o processo de envelhecimento natural, o que tampouco é bom para o vinho. A temperatura tem de variar entre 10 e 15ºC.
“A temperatura de guarda não é a mesma que a temperatura de serviço”, afirma Azevedo. É possível deixar o vinho mais frio antes de bebê-lo, colocando-o na geladeira momentos antes de servir, ou idealmente baixando sua temperatura num balde com gelo pouco antes de tomar.
Como escolher uma adega climatizada?
Adega é todo lugar em que se guarda vinho em condições adequadas. Climatizada, ela mantém o vinho nas condições ideais de luz, temperatura e umidade.
Capacidade
É preciso que a adega climatizada esteja de acordo com a quantidade de garrafas que você quer armazenar. O mercado disponibiliza adegas muito pequenas, que abrigam apenas seis garrafas deitadas, enquanto outras podem receber acima de 200.
Prateleiras reguláveis
Considere adquirir adegas com prateleiras reguláveis. Assim, é possível comportar garrafas de diferentes tamanhos, já que nem todas seguem um padrão.
Controle da temperatura
A possibilidade de controle de temperatura é algo a se buscar. É muito importante, principalmente para quem deseja armazenar vinhos de estilos diversos como: Espumantes, brancos, tintos e licorosos. Isso porque, eles devem ser consumidos em temperaturas diferentes.
Proteção contra a luz
É sempre bom checar se a adega tem proteção contra raios solares, porque é preciso evitar que as garrafas estejam expostas à luz.
Por que ter uma adega?
Adegas – é a melhor maneira de conservar vinho, mas a maioria das pessoas consome vinhos considerados jovens, que não têm potencial para serem guardados durante muitos anos. Dessa forma, se o vinho será consumido logo, uma adega perde a utilidade.
O ideal é ter uma adega de serviço com temperatura regulável para até doze garrafas deitadas. A parte de cima, para vinhos brancos, onde se mantém a temperatura de 5 ou 6ºC, e a de baixo para tintos, com 14 ou 15ºC.
@KatanaVinhos
*Imagem Google
ES – 22/11/2023