
LIRA E PACHECO LIDERAM UMA NOVA ESPERANÇA PARA O BRASIL
fevereiro 2, 2021
INDAIATUBA RECEBE MAIS 2.730 DOSES DE VACINA CONTRA A COVID-19 NESTA QUARTA-FEIRA
fevereiro 2, 2021Em 1990, a faculdade de odontologia da Puccamp, para um gaúcho de Santo Ângelo, recém-formado enfermeiro, era um sonho que Ben-Hur cursava durante o dia e trabalhava na madrugada para pagar.
“Até ali eu já tinha feito um pouco de tudo. Trabalhei numa empresa de transportes, dei aulas para jovens e adultos e fui concursado da CEF. Mas formado, eu ainda queria um aperfeiçoamento em implantodontia e geriatria com ênfase em doenças limitantes e atendimento domiciliar. Todo esse estudo me levou bem longe. Hoje, eu curso uma nova Especialização em HOF – Harmonização Orofacial – porque adoro o tema que também é parte do meu TCC – Agregados Plaquetários para a Harmonização”.
O que antes só era feito por médicos, ganhou os consultórios de odontologia com muita propriedade. Afinal, que profissional conhece mais o rosto de um paciente? “A Harmonização Orofacial, promovida pela remodelagem óssea, correção da postura dos músculos faciais e correção da respiração, consegue proporcionar harmonia dental e funcional, além do rejuvenescimento facial por meio de diversas substancias como toxina botulínica, ácido hialurônico, bioestimuladores, plasma rico em plaquetas, fios de sustentação e fios PDO. É um caminho de custo baixo para o paciente e sem intercorrências ou reações adversas. Assim, eu estou numa nova fase profissional em função de aliar o conhecimento de odontologia à estética facial produzindo um efeito de beleza e bem mais eficiente.”.
O trabalho de Ben-Hur é centrado em reabilitação protético e funcional, ou seja, na forma, função e estética dos dentes. Como clínico geral, ele atende desde um procedimento simples de profilaxia (limpeza de dentes) até cirurgias de enxertos e reconstruções ósseas. Com uma rotina dinâmica, Ben-Hur faz inclusive atendimento domiciliar com consultório móvel. “O atendimento domiciliar visa os pacientes com dificuldade de locomoção, Parkinson, Esclerose Múltipla, Alzheimer e AVC. Mas, é certo que a Harmonização Orofacial ganhou um espaço grande no meu consultório. Ter dentes brancos e perfeitos sem modificar as características dentárias inerentes à personalidade do cliente é uma vantagem frente a um rosto harmônico.”.
Dentes perfeitos são aqueles que de um modo geral estão alinhados, cumprem a função de mastigação e atendem a necessidade do paciente quanto à estética e funcionalidade.
“Durante a pandemia parece que as pessoas passaram a fazer mais introspeção. A necessidade de se preocupar com a dentição sempre houve, afinal, os dentes devem estar hígidos e com saúde para cumprir suas funções principais. Já o sorriso branco e bonito, aquele que nos coloca numa condição melhor de relação social, teve seu valor aumentado. As pessoas passaram a se preocupar mais com clareamentos, por exemplo.”.
Clareamento é para todo mundo? Não! “É preciso avaliar se o cliente possui histórico de sensibilidade e se todos os dentes são permanentes, o que não poderá ser feito em adolescentes com dentição mista com dente de leite, por exemplo. Atualmente, associando-se duas técnicas – clareamento caseiro com moldeiras de silicone com gel clareador, e a laser no consultório, o resultado de um clareamento é bem satisfatório.”.
A pandemia mudou muito sua vida? Apesar de não ter deixado de trabalhar, ficar a maior parte do tempo em casa e cuidar na minha família passou a ser o foco. Acreditar que Deus está no controle de tudo, ter fé, amor e perseverança, eu penso que nos salvou de um tempo que poderia ter sido muito pior. Tenho esperança que as pessoas voltarão a vida normal mais comprometidas com o senso coletivo, o que certamente fará à diferença.
ES – 02/02/2021



