SECRETARIA DE SERVIÇOS URBANOS PREPARA CEMITÉRIOS MUNICIPAIS PARA VISITAS NO FERIADO DE FINADOS
novembro 1, 2022CONFIRA DICAS PARA FACILITAR A CONVIVÊNCIA ENTRE CACHORROS E GATOS
novembro 3, 2022COPA DO MUNDO E CONFRATERNIZAÇÕES PODEM AUMENTAR CRESCIMENTO DE BARES E RESTAURANTES EM 50%
As festas de final de ano – eventos corporativos, confraternizações e ceias –, somadas à Copa do Mundo, devem dar um grande impulso para os restaurantes e bares da área de atuação da ABRASEL – Associação Brasileira de Bares e Restaurantes Regional Campinas nos dois últimos meses do ano. Levantamento da entidade junto aos associados de 50 cidades do Interior de São Paulo aponta para uma alta 50% no movimento na comparação com os meses normais. A forte demanda também vai resultar na geração de aproximadamente 12 mil vagas temporárias nos meses de novembro e dezembro.
De acordo com a Abrasel Regional Campinas, as festas de final de ano representam o período mais importante do ano para o setor de alimentação fora do lar, superando os dias dos Namorados e das Mães em volume de vendas. “Neste ano, os dois últimos meses vão ser ainda mais fortes em decorrência de um evento fora de época, como a Copa do Mundo, somando dois fatores importantes para o setor”, explica Matheus Mason, presidente da Abrasel Regional Campinas. “A estimativa de 50% no aumento das vendas é uma média de todo o setor, sendo que em vários estabelecimentos este índice poderá até dobrar, dependo do tamanho e estrutura de cada restaurante ou bar”, explica o representante da entidade.
A forte demanda esperada vem acompanhada da contratação de mão de obra temporária. “Cerca de 12 mil empregos temporários para garçons e pessoal de cozinha, que representam 30% do quadro de pessoal do nosso setor, deverão ser gerados nos 50 municípios de nossa base de representatividade para dar conta do atendimento ao público dentro das casas e na preparação de ceias e encomendas”, explica.
O setor de alimentação fora do lar é um dos mais importantes para a economia. Somente na Região Metropolitana de Campinas este segmento conta com aproximadamente 43,3 mil estabelecimentos em funcionamento. Ele é um dos maiores geradores de empregos, com mais de 60 mil postos de trabalhos diretos – e outros milhares de indiretos -, número expressivo e importante para a economia regional, que a exemplo do País, passa por um momento de crise de desemprego.
INDAIATUBA – A dificuldade da contratação de mão de obra para área de bares e restaurantes na cidade já é grande. Com o aumento dos clientes por conta da Copa e das Festas, a dificuldade se intensifica e alguns estabelecimentos já estudam abrir vagas temporárias em cidades próximas, onde há maior disponibilidade de mão de obra. Contudo, os custos aumentam já que os comerciantes devem bancar o transporte particular dos prestadores de serviços.
*Dados da ABRASEL – Marcelo Oliveira
ES – 03/11/2022