
EDUARDO BOLSONARO PODE VOLTAR AO BRASIL COM AJUDA DO PARTIDO
setembro 17, 2025
NICOLÁS MADURO PRESTES A SER DEPOSTO NA VENEZUELA
setembro 30, 2025Ainda não está garantida a participação da comitiva brasileira na Assembleia da ONU nos Estados Unidos. O Itamaraty informou não ter recebido vistos para toda a delegação, mesmo estando há poucos dias do inicio do evento, na sede das Nações Unidas em Nova York.
O encontro anual de chefes de Estado e de governo na ONU, que começa dia 23/09, deve ter como uma das pautas as sanções impostas pelo presidente dos EUA, Donald Trump, aos países que não colaboraram para um acordo de benefícios mútuos, como é o caso do Brasil e de Lula, que ao contrário de seus aliados, se recusou a conversar com o republicano mais poderoso do mundo.
Como represália, Trump além das graves sanções comerciais entre os países, tirou de alguns políticos, autoridades da justiça e técnicos brasileiros o direito ao visto americano, acrescentando em diversos discursos que estava muito decepcionado também com a condenação, sem provas e sem direito ao devido processo legal, do ex-presidente Jair Messias Bolsonaro.
Embora exista um tratado de 1947 que rege as obrigações dos EUA como país sede da ONU, em que Washington é obrigado a conceder vistos a todas as delegações, Trump travou a concessão não só para o Brasil, mas para países como Irã, Venezuela e Coreia do Norte, além das autoridades Palestinas. Ainda que venha a autorizá-los, Trump estuda proibir que as delegações frequentem lojas de departamentos em Nova York e se afastem mais do que alguns quilômetros da ONU ou do hotel.
ES – 17/09/2025