
GOVERNO SOFRE DUPLA DERROTA E PERDE COMANDO DA CPMI DO INSS; OPOSIÇÃO COMEMORA
agosto 20, 2025
GOVERNO DE SÃO PAULO DISPENSA AJUDA DE GOVERNO FEDERAL NA APURAÇÃO DE CRIME
setembro 17, 2025Ao retomar a sessão pública, o senador Cid Gomes (PSB-CE), alinhado ao governo, tentou barrar as convocações. Ele mencionou ter recebido uma ligação informando que “está em curso uma ação que pode conseguir resultados supersignificativos para a elucidação desse caso”. Segundo o interlocutor não identificado, ouvir os familiares “poderia prejudicar ações em andamento”.
O senador Randolfe Rodrigues (AP), um dos petistas da CPI, comentou sobre possíveis tratativas para uma delação premiada de Antonio Carlos Camilo Antunes. O relator da comissão, Alfredo Gaspar (União-AL), contestou essa informação após reunião com delegados da PF.
Alguns membros da comissão parlamentar apostam na estratégia de pressionar Careca e Camisotti para colaborarem com as investigações, evitando assim expor seus familiares, que podem ter sido utilizados apenas como laranjas nos supostos esquemas ilícitos.
Entre os convocados pela CPI estão Romeu Carvalho Antunes, filho de Carlos Camilo Antunes e sócio do pai em empresas que teriam transferido dinheiro a servidores do INSS, e Tânia Carvalho dos Santos, esposa de Antunes e beneficiária de recursos financeiros do marido.
A comissão também convocou Rubens Oliveira Costa e Milton Salvador de Almeida Jr, sócios de Antunes em empresas suspeitas de repassar propina, além de Cecília Montalvão Queiroz, esposa e sócia de Maurício Camisotti, e Nelson Wilians, advogado investigado pela PF e apontado como possível beneficiário dos descontos associativos aplicados por uma entidade sob investigação.
*TUDO CONSTA
ES – 17/09/2025